Borges, Elias, Silva e Sousa com adversários definidos no qualifying de Wimbledon

Nuno Borges (128.º do ranking ATP), Gastão Elias (165.º), Frederico Silva (261.º) e Pedro Sousa (320.º), os quatro tenistas portugueses presentes no qualifying de Wimbledon, conheceram este domingo os primeiros adversários no torneio do Grand Slam britânico, que arranca na segunda-feira com a fase de qualificação nos courts de Roehampton.

Nuno Borges participa pela primeira vez no torneio e defende o estatuto de 13.º cabeça de série do qualifying, tendo como primeiro adversário o italiano Matteo Arnaldi (229.º). Se for bem sucedido, o maiato discutirá a segunda eliminatória ou com o japonês Hiroki Moriya (246.º), ou com o croata Borna Gojo (181.º) e na ronda de acesso ao quadro principal até pode enfrentar um compatriota.

Para isso, é necessário que Gastão Elias — que vai participar em Wimbledon pela primeira vez desde 2018 — comece por derrotar o wild card britânico Felix Gill (441.º) e depois ou o australiano Max Purcell (157.º), ou o neerlandês Gijs Brouwer (223.º).

Frederico Silva foi dos últimos jogadores a garantir a participação na prova e regressa a um lugar onde em 2021 esteve perto de ser muito feliz, dado que alcançou a terceira e última ronda do qualifying. O caldense participa no qualifying pela terceira vez na carreira e abre a participação com o argentino Thiago Agustin Tirante (198.º), ao qual pode seguir-se o australiano Jason Kubler (100.º e segundo cabeça de série) ou o turco Cem Ilkel (226.º). Se conseguir repetir a presença na ronda de acesso, o tenista das Caldas da Rainha poderá discutir a passagem ao quadro com o sueco Elias Ymer, 148.º classificado.

O derradeiro participante português é Pedro Sousa. Esta será a quinta presença do jogador de 34 anos no torneio, onde disputou a qualificação em 2012, 2015 (em ambos os casos foi derrotado na primeira ronda) e 2017 (ficou a um passo do apuramento), antes de ter entrada direta no quadro principal de 2021.

O lisboeta estreia-se contra o austríaco Sebastian Ofner, atual 219.º classificado que alcançou a terceira ronda do quadro principal em 2017, e se for bem sucedido medirá forças com Vit Kopriva (139.º) ou Ramkumar Ramanathan (166.º), podendo ter pela frente na ronda final o moldavo Radu Albot (116.º).

Para além de Nuno Borges, Gastão Elias, Frederico Silva e Pedro Sousa, também João Sousa entrará em ação, mas diretamente no quadro principal. Francisco Cabral, que esteve perto de cumprir a estreia em torneios do Grand Slam em Roland-Garros, aguarda ao lado de Nuno Borges para saber se tem lugar no quadro de pares — a dupla nortenha ocupa o segundo lugar na lista de alternates.

Wimbledon-2022-qualifying-12

Wimbledon-2022-qualifying-22

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share