Nicolas Jarry salva três match points e vence o melhor encontro do Oeiras Open 3

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – Nicolas Jarry, terceiro cabeça de série do Oeiras Open 3 fruto do 129.º do ranking ATP, derrotou o jovem francês Kyrian Jacquet (451.º) por 7-6(7), 4-6 e 7-6(6), anulando três match points no tie-break decisivo, além de um set point no primeiro set, para garantir uma vaga nas meias-finais da prova no Jamor.

No melhor encontro do terceiro Oeiras Open da temporada, e num embate totalmente dominado pelo serviço (Jarry dispôs de quatro chances para quebrar, Jacquet foi o único a aproveitar uma oportunidade em três disponíveis), Nicolas Jarry impôs-se ao cabo de 2h37, após muito drama na fase terminal.

Depois de apenas dois break points até então em todo o encontro, Jarry almejou quatro pontos de encontro (e as suas primeiras chances para quebrar o ‘saque’ do gaulês), um no décimo jogo e os três restantes no 12.º. Nesses pontos fulcrais, Kyrian Jacquet mostrou, uma vez mais, todo o potencial que tem, fazendo uso do seu bom serviço (mesmo com 1,75 metros). Só na última das quatro oportunidades o chileno podia ter feito melhor, mas a sua potente direita ficou na tela.

No tie-break parecia que a tendência dos minutos anteriores iria mudar e seria o tenista de Lyon a garantir uma vitória surpreendente, já que liderou por 6-3. Aí, depois do primeiro ponto de embate anulado com um winner de direita (posterior a um forte primeiro serviço), Jarry trouxe a estrelinha de campeão e contou com a colaboração da rede em dois pontos mais disputados.

Ao quinto match point para o seu lado, e após o 17.º ás da partida, o antigo top 40 mundial (foi 38.º em 2019 depois de vencer o ATP de Bastad) foi igual a si próprio e com uma resposta agressiva para os pés concluiu o apuramento para a quarta meia-final da temporada.

Este sábado, Nicolas Jarry vai tentar carimbar o acesso à 11.ª final da carreira no circuito Challenger (tem 5 títulos) e para isso terá de bater Kimmer Coppejans, naquele que será o primeiro compromisso entre ambos. O belga, antigo campeão júnior de Roland-Garros, agora caído para o posto 339 da hierarquia masculina depois de ter logrado atingir o top 100 em 2015, ultrapassou o polaco Daniel Michalski (268.º) através de duros 5-7, 7-6(2) e 6-3 em três horas de batalha. A perder com set e um break (1-2), Coppejans puxou o ascendente natural para o seu lado e garantiu uma meia-final muito importante, visto ser a primeira desde Março de 2021.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share