João Sousa perde encontro de cinco sets no regresso a Wimbledon

A frustração deu lugar à força de vontade e João Sousa esteve bem encaminhado para consumar a reviravolta, mas faltou-lhe a assertividade na reta final e o número um português acabou derrotado na primeira ronda do quadro principal de singulares de Wimbledon, no qual participou pela oitava vez consecutiva (se ignorada a edição de 2020, cancelada por causa da pandemia de covid-19).

Por Gaspar Ribeiro Lança, em Wimbledon

No pitoresco Court 15, entre o Centre Court e o Court No. 1 do All England Club, o vimaranense de 33 anos fez quase sempre mais para vencer, mas acabou por ser Richard Gasquet (já com 36 anos) quem foi mais feliz, graças aos parciais de 7-6(7), 6-2, 4-6, 4-6 e 6-3 depois de 3h29.

Num frente a frente raramente espetacular, mas muito entusiasmante, João Sousa conseguiu deitar para trás das costas a frustração por se sentir “superior” ao adversário na primeira partida e não a conseguir vencer, apesar de dispor de set points, bem como uma queda que o levou a temer o pior em relação às dores que rapidamente sentiu no ombro esquerdo. Para isso teve ainda de passar por uma segunda partida na qual não soube oferecer resistência ao francês, ex-semifinalista neste torneio, mas foi a tempo de vencer as duas partidas seguintes — em que elevou a eficácia da resposta — para colocar a pressão no lado do adversário.

No entanto, a energia dispendida a correr atrás do prejuízo fez com que João Sousa não conseguisse aplicar a mesma pressão no serviço de Gasquet durante a quinta partida e deu ao francês a janela de oportunidade necessária para, ao quarto jogo, consumar a quebra de serviço que lhe permitiu tomar as rédeas do encontro e segurar a vitória. A estatística relativa aos pontos de break resume o encontro: João Sousa foi quebrado nas cinco vezes em que enfrentou pontos de break, enquanto Richard Gasquet salvou nove das 13 ocasiões que teve pela frente.

Eliminado nos singulares, variante que termina com um saldo de 0-4 na relva, João Sousa aponta aos pares com o australiano Jordan Thompson. E ao segundo dia o torneio de Wimbledon ficou sem representantes portugueses no quadro individual, uma vez que pouco depois também Nuno Borges acabou eliminado, mas em três sets.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share