Portugal 2-0 Brasil: Nuno Borges assina reviravolta e aumenta a vantagem portuguesa

Sara Falcão/Federação Portuguesa de Ténis

VIANA DO CASTELO — Dia perfeito para as cores nacionais no Centro Cultural de Viana do Castelo, onde Nuno Borges (atual 93.º classificado no ranking ATP) conquistou o segundo ponto para Portugal na eliminatória do Grupo Mundial 1 da Taça Davis contra o Brasil, depois de João Sousa ter inaugurado a eliminatória com uma vitória muito esclarecedora.

Chamado para um encontro de singulares na competição pela segunda vez na carreira, o maiato de 25 anos voltou a estar à altura do desafio. Desta vez, superou o brasileiro Thiago Monteiro — um adversário que já tinha deixado pelo caminho no início de abril, no Oeiras Open — após 3h07, com os parciais de 6-7(5), 6-4 e 7-6(3).

Apesar de, ao contrário do que aconteceu no primeiro frente a frente entre ambos, não ter precisado de anular um match point, esta sexta-feira Nuno Borges também teve de estar mentalizado para a luta do início ao fim. Apesar de o piso rápido indoor não ser a superfície preferida do adversário, o encontro foi um verdadeiro braço de ferro do início ao fim, mas até poderia ter ficado fechado mais cedo, caso o jogador da casa tivesse conseguido converter um dos quatro set points que criou quando serviu a 6-5.

Em desvantagem no marcador, o equilíbrio manteve-se, mas o segundo parcial viu o jovem maiato avançar ligeiramente no “terreno”, tomar a iniciativa e pressionar em todos os momentos o jogo de Monteiro, que deixou de ter soluções para o ténis ofensivo de Borges. Com um ambiente entusiasmante nas bancadas do Centro Cultural de Viana do Castelo, a terceira partida não começou da melhor forma para as cores nacionais, uma vez que o melhor jogador brasileiro da atualidade foi o primeiro a quebrar. Mas uma vez mais ficou visível o espírito de sacrifício e disponibilidade mental do jogador da casa, que recuperou de 2-4 e com um tie-break praticamente perfeito resolveu o duelo.

O resultado de 2-0 deixa Portugal numa situação confortável à entrada para o segundo e último dia de eliminatória, mas nada está resolvido: a equipa da casa ainda precisa de mais um ponto para cumprir o objetivo de chegar às Davis Cup Qualifiers, ponto esse que pode chegar logo no encontro de pares, marcado para as 15 horas entre Francisco Cabral/Nuno Borges e Rafael Matos/Felipe Meligeni.

Última atualização às 21h47.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share