Portugal 2-1 Brasil: Borges e Cabral perdem encontro de pares e eliminatória continua em aberto

Sara Falcão/Federação Portuguesa de Ténis

VIANA DO CASTELO — Depois de uma jornada inaugural perfeita, a seleção nacional portuguesa entrou a perder no segundo e último dia de eliminatória do Grupo Mundial 1 da Taça Davis no Centro Cultural de Viana do Castelo: Nuno Borges e Francisco Cabral perderam o encontro de pares e o inédito frente-a-frente contra o Brasil (ainda favorável a Portugal por 2-1) vai ser decidido nos encontros de singulares.

No duelo que abriu a jornada deste sábado, Nuno Borges (93.º classificado no ranking de singulares e 70.º no de pares) e Francisco Cabral (45.º em pares) cederam por 6-3, 0-6 e 6-3 para Rafael Matos e Felipe Meligeni.

Lado a lado em eliminatórias da Taça Davis pela segunda vez, a dupla portuguesa não conseguiu resistir à brasileira, que chegou a este fim de semana em Viana do Castelo com fortes credenciais: Matos é o 36.º classificado na hierarquia mundial de pares e já tem cinco títulos ATP no currículo, dois dos quais ao lado de Meligeni, que para além de ser o 143.º em singulares figura na 100.ª posição de pares (já foi 75.º).

Dividido em três atos, o encontro raramente contou com as duas duplas em uníssono: a primeira partida foi uma das piores da dupla composta por Borges e Cabral, que depois recuperou de forma exímia e, com 24 pontos ganhos entre os 26 em discussão, igualou o encontro com um set a roçar a perfeição. Mas no momento de todas as decisões (na Taça Davis não há match tie-break em lugar do terceiro parcial) os visitantes voltaram a ser mais fortes, aproveitando a quebra de rendimento da equipa da casa para conquistarem um ponto fundamental.

A vencer por 2-1, Portugal poderá celebrar o apuramento para as Davis Cup Qualifiers já no primeiro singular do dia, caso João Sousa derrote Thiago Monteiro. Caso contrário, Nuno Borges precisará de vencer Felipe Meligeni no encontro decisivo.

Última atualização às 16h53.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share