Estreante Matheus Pucinelli e Nicolas Moreno de Alboran marcam encontro na final do Braga Open

BRAGA — O brasileiro Matheus Pucinelli de Almeida e o norte-americano Nicolas Moreno de Alboran qualificaram-se, este sábado, para a final de singulares do Braga Open. A cumprir a quarta edição, o torneio vai coroar um novo campeão do ATP Challenger Tour — e mantém-se em cima da mesa a possibilidade de pela quarta vez ser celebrado na língua portuguesa.

Em Portugal há duas semanas (na anterior integrou a comitiva brasileira que perdeu com Portugal no Grupo Mundial 1 da Taça Davis, em Viana do Castelo), Pucinelli de Almeida prolongou a estadia com mais um triunfo autoritário — o quarto em quatro prestações.

Número 216 do ranking mundial (a estreia no top 200 já tinha ficado garantida na sexta-feira), o tenista de Campinas aplicou os parciais de 6-2 e 6-2 a Jelle Sels, dos Países Baixos e 196.º classificado.

Apesar da fraca percentagem de primeiros serviços (apenas 52%), Pucinelli anulou os três pontos de break que enfrentou — todos nos últimos dois jogos de serviço do encontro — e nunca esteve em dificuldades. Com o apoio de vários espetadores brasileiros que preencheram as bancadas do Clube de Ténis de Braga, o jovem de 21 anos manteve a concentração e a calma e foi recompensado com a primeira presença da carreira na final de um torneio do ATP Challenger Tour.

Antes, Moreno de Alboran já tinha assegurado a presença na decisão deste Braga Open ao vencer o cazaque Timofey Skatov (242.º) na grande batalha da jornada, com os parciais de 3-6, 7-5 e 6-2.

O encontro teve contornos totalmente distintos da outra meia-final: muito discutido de parte a parte sobretudo nas duas primeiras partidas, em que Skatov até chegou a estar a dois pontos da vitória (quando liderou por 6-3 e 5-4), o segundo frente a frente entre ambos virou a favor de Moreno de Alboran quando o norte-americano aumentou os níveis de agressividade. Com mais profundidade de bola, várias subidas à rede que retiraram tempo ao adversário e a superioridade física também a destacar-se, o número 308 mundial acabou a celebrar quando já estavam decorridas 2h46.

A final do Braga Open será a primeira para Matheus Pucinelli de Almeida e a segunda para Nicolas Moreno de Alboran. Os dois estarão frente a frente a partir das 11 horas de domingo e pouco depois um deles será consagrado campeão de um torneio do ATP Challenger Tour pela primeira vez na carreira, sucedendo a Pedro Sousa (2018), João Domingues (2019) e Thiago Monteiro (2021) na galeria de campeões de singulares deste torneio.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share