Jaime Faria conquista no Del Monte Lisboa Belém Open a primeira vitória de singulares em torneios Challenger

Sara Falcão/FPT

O jovem português Jaime Faria (703.º classificado no ranking ATP) conquistou, este domingo, a primeira vitória de singulares da carreira em torneios do ATP Challenger Tour. Tal como ele, outros três jogadores “da casa” avançaram para a última ronda do qualifying do Del Monte Lisboa Belém Open, no CIF — Club Internacional de Foot-Ball.

Convidado pela organização, o jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis liderava por 6-3 quando o dominicano Nick Hardt (260.º) se retirou com uma lesão no cotovelo.

Desta forma, Jaime Faria marcou encontro na ronda de acesso ao quadro principal do Challenger lisboeta com Luca Van Assche (289.º), francês de 18 anos que já é o 289.º do ranking ATP e que em julho de 2021 ocupou a liderança da hierarquia mundial de juniores após vencer Roland-Garros.

Pedro Araújo (549.º) também vencia, mas por 6-3 e 1-0, quando o espanhol Nikolas Sanchez Izquierdo (238.º e principal favorito) abdicou da conclusão do encontro lesionado no pulso. Assim, o vice-campeão nacional absoluto de 2021 juntou-se a outro espanhol, Javier Barranco Cosano (341.º), na segunda ronda.

A lista de vencedores portugueses ficou completa com os nomes de Gonçalo Oliveira (396.º do ranking ATP) — só precisou de duas partidas para derrotar o britânico Billy Harris (295.º), por 6-1 e 6-3 — e Duarte Vale (510.º). O jovem de 23 anos respondeu ao wild card que lhe foi entregue pela organização com um triunfo por 7-6(3) e 7-6(3) sobre Louis Wessels, número 267 mundial e quarto pré-designado.

Quem não conseguiu superar o primeiro desafio foi Diogo Morais, jovem tenista do CIF de apenas 18 anos, que cedeu por 6-1 e 6-1 para o mais experiente Duje Ajdukovic, número 321 mundial.

Total
22
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
22
Share