Simona Halep suspensa provisoriamente após testar positivo num controlo anti-doping

A romena Simona Halep, ex-número um mundial, foi suspensa provisoriamente pela Agência Internacional de Integridade do Ténis após testar positivo à substância proibida roxadustat durante um controlo anti-doping em pleno US Open.

Atualmente no nono lugar do ranking WTA, a tenista de 31 anos anunciou, a 15 de setembro, o fim da época para proceder a uma operação no nariz. Só semanas mais tarde, a 7 de outubro, foi notificada do teste positivo.

A substância roxadustat tem como um dos efeitos o aumento dos glóbulos vermelhos. Este será, ao que tudo indica, o primeiro caso conhecido no universo do ténis relacionado com doping sanguíneo.

Em comunicado, emitido ao mesmo tempo que a suspensão provisória foi tornada pública, Simona Halep escreveu que “hoje começa o encontro mais difícil da minha vida: a luta pela verdade. Fui notificada de que testei positivo a uma substância chamada roxadustat numa quantidade extremamente reduzida, o que constituiu o maior choque da minha vida.”

“A ideia de fazer batota não passou pela minha cabeça uma única vez ao longo da minha carreira, uma vez que vai totalmente contra os valores com que fui educada. Ao enfrentar uma situação tão injusta, sinto-me completamente confusa e traída. Vou lutar até ao fim para provar que nunca ingeri, com conhecimento, nenhuma substância proíbida. E tenho fé de que, mais cedo ou mais tarde, a verdade virá ao de cima. Não se trata de títulos ou dinheiro, mas sim de uma questão de honra e do amor que desenvolvi pelo ténis ao longo dos últimos 25 anos”, concluiu a ex-campeã de Wimbledon e Roland-Garros.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share