Sofia Prazeres regressa ao Campeonato Nacional Absoluto, que tem Francisca Jorge e Jaime Faria como favoritos

Francisco Melim/Federação Portuguesa de Ténis

OEIRASSofia Prazeres ocupa um lugar de destaque na história do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto e em 2022, com 48 anos, voltará a fazer parte da prova rainha do ténis nacional, que acontece entre os dias 6 e 12 de novembro no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras. A pentacampeã em título Francisca Jorge e Jaime Faria são os cabeças de cartaz, mas também Fred Gil estará à procura de mais um título.

A antiga eneacampeã (nove títulos consecutivos entre 1990 e 1998) recebeu um wild card e regressará ao Campeonato Nacional Absoluto depois de 24 anos de ausência, precisamente pela primeira vez desde que se tornou na segunda mulher com mais títulos no torneio — mais só Leonor Peralta, com 13.

Os registos existentes não permitem confirmá-lo, mas o interregno de 24 anos, bem como o intervalo de 32 anos entre o ano da primeira conquista e o ano do regresso, será dos maiores — senão o maior — da história.

Na primeira ronda do quadro principal, Sofia Prazeres vai defrontar Analu Freitas, do Clube de Ténis de Braga, com a vencedora desse encontro a ser esperada por Matilde Jorge. A jovem vimaranense de 18 anos (atual 726.ª classificada no ranking WTA) volta a defender o estatuto de segunda cabeça de série e é uma das três jogadoras com presenças na final (finalista em 2019 e 2021).

No extremo oposto do quadro surge precisamente a outra jogadora que sabe o que é marcar presença na final do Campeonato Nacional Absoluto — e não só marcar presença, como vencer: campeã das últimas cinco edições (em 2017 na Beloura Tennis Academy, em 2018 no Clube de Ténis do Porto, em 2019 na Quinta da Magnólia, em 2020 no Complexo de Ténis do Monte Aventino e em 2021 neste mesmo Complexo de Ténis do Jamor), Francisca Jorge é a melhor tenista portuguesa da atualidade e a grande favorita à vitória.

Com apenas 22 anos, Francisca Jorge já é a sexta maior campeã da história do torneio, ou oitava se incluídos os únicos dois homens (José Roquette e Alfredo Vaz Pinto) com mais títulos do que ela. Esta semana poderá igualar o registo de Maria João Koehler (seis títulos de campeã: 2009-2013 e 2016) e superar a portuense no número de títulos consecutivos, ficando apenas atrás de Sofia Prazeres (nove) e Leonor Peralta (10), homens incluídos.

Do quadro feminino fazem ainda parte as profissionais Ana Filipa Santos (878.ª WTA) e Sara Lança (1218.ª WTA).

No quadro principal masculino destacam-se as ausências do bicampeão em título, Nuno Borges (atual 93.º classificado no ranking ATP), que prepara as últimas duas semanas de competição do ano no circuito internacional, e do finalista de 2021, Pedro Araújo, a recuperar de uma lesão.

Sem o maiato em prova há apenas um ex-vencedor do Campeonato Nacional Absoluto: Fred Gil, um dos seis homens com quatro títulos no currículo (2004, 2006, 2007 e 2019), o que se traduz no quarto melhor registo da história do torneio.

Com 37 anos e já retirado da competição internacional, o ex-número 62 do ranking ATP — que é o atual tricampeão nacional de veteranos e também o atual campeão mundial no escalão de +35 — tentará juntar-se a José Vilela (1973, 1974, 1975, 1976 e 1977) e um dos seus ex-treinadores, João Cunha e Silva (1986, 1987, 1988, 1989 e 1991), no último lugar do pódio de mais titulados na competição masculina.

No entanto, os dois favoritos à vitória serão dois jovens que abraçaram recentemente o profissionalismo a tempo inteiro: Jaime Faria (596.º ATP e primeiro cabeça de série) e Henrique Rocha (878.º ATP e segundo cabeça de série).

O primeiro já conquistou dois títulos ITF em singulares esta época (primeiro em Castelo Branco, depois em Monastir), enquanto o segundo ainda dividiu o calendário entre o circuito júnior — sagrou-se bicampeão nacional de sub 18 — e o profissional.

Deste Campeonato Nacional Absoluto também fazem parte Gonçalo Falcão (finalista da edição de 2011, no Open Village Sports de Guimarães) e José Ricardo Nunes, que disputará pela 20.ª vez consecutiva a prova mais importante do calendário nacional.

Quadro principal feminino:

Campeonato-Nacional-Absoluto-—-Quadro-Feminino

Quadro principal masculino:

Campeonato-Nacional-Absoluto-—-Quadro-Masculino

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share