Fábio Coelho sagra-se campeão nacional absoluto pela primeira vez

OEIRAS — Objetivo cumprido: aos 22 anos, Fábio Coelho venceu, este sábado, o Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto e inscreveu o nome numa galeria em que constam muitos dos maiores nomes do ténis nacional.

Na final, o jogador de Oliveira de Azeméis, mas que treina na Escola de Ténis da Maia, impôs-se com os parciais de 6-4 e 6-1 a Francisco Rocha, maiato que tem como “base” a mesma escola, mas que atualmente passa a maior parte do tempo na Middle Tennessee State University, nos EUA, onde estuda Economia.

O frente a frente de dois tenistas que nunca tinham chegado tão longe na prova rainha do ténis nacional foi, por isso, um braço de ferro entre dois jogadores que se conhecem há vários anos e já partilharam centenas de horas nos mesmos campos.

E tal como na véspera, quando afastou o primeiro cabeça de série Jaime Faria, levou a melhor a estratégia de Fábio Coelho, que cumpriu à risca o plano delineado e completou uma semana de sonho com quatro vitórias, todas em dois sets — 6-2 e 7-5 ao mentor Fred Gil, 6-1 e 6-1 contra José Ricardo Nunes, 6-1 e 6-2 frente a Jaime Faria e 6-4 e 6-1 na decisão perante Francisco Rocha.

Extremamente concentrado (foi esse o grande segredo da semana), Coelho tentou assumir desde o início o controlo dos pontos. Mas Rocha entrou melhor e, com um jogo agressivo, completo e várias vezes baseado em subidas à rede para tirar proveito de um volley incisivo, fez o break ao sétimo jogo e passou a liderar por 4-3.

Só que a reação de Coelho foi imediata e o jovem de 22 anos arriscou, aumentou a variedade na pancada de resposta e foi recompensado com um contra-break que mudou o encontro: a partir daí, venceu nove dos 10 jogos seguintes, com o ascendente que passou a apresentar — sempre apoiado em bolas cortadas, mas também numa pancada de direita que, apesar de menor capacidade de aceleração, o ajudou a procurar as aberturas de ângulos — a contrastar com uma quebra de rendimento de Rocha. O maiato nunca deitou a toalha ao chão, mas desceu o rendimento com a perda da primeira partida e, apesar de ter continuado à procura de fazer mossa a Coelho, não mais conseguiu entrar no jogo para discutir o rumo do marcador.

Com a vitória deste sábado, Fábio Coelho sucedeu a Nuno Borges (vencedor das duas edições anteriores) na galeria de campeões nacionais absolutos e tornou-se no sétimo jogador diferente a erguer a Taça Guilherme Pinto Basto nas últimas 10 edições.

Em singulares, Francisca Jorge voltou a derrotar a irmã mais nova, Matilde Jorge, e sagrou-se hexacampeã nacional absoluta, feito que fez dela a terceira tenista portuguesa — entre mulheres e homens — a vencer seis edições consecutivas do Campeonato Nacional Absoluto.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share