Gonçalo Oliveira deixa escapar uma das maiores vitórias da carreira na Maia

Sara Falcão/FPT

MAIA – Gonçalo Oliveira (485.º) esteve muito perto da maior vitória da temporada e uma das maiores da carreira no Maia Open. O português de 27 anos ainda liderou no terceiro set, mas cedeu frente ao austríaco Jurij Rodionov (120.º e segundo cabeça de série) por 3-6, 6-2 e 7-6(1).

O portuense iniciou este embate da segunda ronda do Maia Open como terminou o da primeira, na véspera. Super agressivo, a sentir a bola na perfeição, Oliveira adiantou-se e liderou não só no resultado, como no ascendente dentro do court.

O domínio foi retomado no parcial decisivo, depois do austríaco nascido em Nuremberga, com ascendência bielorrussa, ter arrecado o segundo set sem problemas de maior. Gonçalo Oliveira comandou o duelo com 4-2 na reta final, mas 10 pontos seguidos de Rodionov, com uma série de erros do português, bem incaracterísticos até então, inverteram o embate.

A partir dessa ocasião dois momentos marcaram a derrota do atual número seis nacional. A 5-5 dispôs de dois break points, ambos desperdiçados com erros diretos; no tie-break, uma dupla falta no segundo ponto e um volei falhado no sexto deitaram tudo a perder, aliado ao facto de o segundo pré-designado não ter dado qualquer borla na decisão.

Gonçalo Oliveira despede-se de 2022 em singulares, num encontro onde ficou a poucos pontos do quinto maior triunfo da carreira em termos de ranking do opositor e do maior desde Novembro da época passada. Oliveira ainda volta ao court esta quarta-feira ao lado do amigo polaco Artsiom Dabryian face aos compatriotas Fábio Coelho e Gonçalo Falcão.

Quanto a Jurij Rodionov, garante o acesso aos quartos de final do torneio e continua na perseguição do terceiro título Challenger da temporada. Na antepenúltima fase da prova, o tenista de 23 anos vai defrontar o australiano Aleksandar Vukic (140.º e quinto favorito), que no início da jornada bateu facilmente o qualifier Evgeny Karlovskiy (331.º) por 6-3 e 6-1.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share