Dois em um: Nuno Borges garante quadro principal do Australian Open com meias-finais na Maia

Sara Falcão/FPT

Objetivo cumprido: o português Nuno Borges (93.º classificado no ranking ATP) apurou-se, na tarde desta sexta-feira, para as meias-finais de singulares do Maia Open e ao fazê-lo assegurou a entrada direta no quadro principal do Australian Open. Será a primeira vez na carreira que acede diretamente à fase mais importante de um torneio do Grand Slam.

Principal candidato à vitória no “seu” torneio, o maiato de 25 anos superou o italiano Riccardo Bonadio (194.º e oitavo pré-designado) em duas partidas, por 7-5 e 6-4.

O terceiro encontro entre ambos foi o mais equilibrado até à data, mas tal como os anteriores terminou com um resultado de dois sets a zero favorável a Borges. Desta vez, o português precisou de ser paciente e só ao 11.º jogo conseguiu criar dificuldades no serviço do adversário, com Bonadio a implodir numa altura proibida para lhe entregar um break em branco decisivo para as contas do set.

Embalado pela vantagem ganha, o número dois português voltou a quebrar o serviço ao italiano logo no primeiro jogo da segunda partida, e novamente em branco, mas não foi capaz de libertar a tensão que o prendia de forma notória e não só sofreu o contra break, como chegou a ter o parcial em risco ao enfrentar dois pontos de break ao 3-4. A investida do transalpino foi, no entanto, sol de pouca dura e ao cabo de 91 minutos chegou a tão importante vitória.

Assim, Nuno Borges garantiu a defesa dos pontos relativos às meias-finais alcançadas há um ano e assegurou a permanência no top 100 mundial na atualização do ranking de segunda-feira, que será usada para o fecho das inscrições no quadro principal do Australian Open.

Para alcançar pela segunda vez na carreira uma final Challenger na Maia (foi semifinalista do primeiro torneio e finalista do segundo na edição dupla de 2021), o tenista da casa terá de passar pelo “herói” da semana: Maximilian Neuchrist, que aos 31 anos está a viver uma das melhores semanas da carreira.

Número 359 do ranking mundial, o austríaco salvou um match point na segunda ronda do qualifying, depois eliminou João Domingues na estreia no quadro principal, venceu uma batalha de três sets levados ao tie-break (concluída em 3h32) na segunda ronda e já esta sexta-feira levou a melhor sobre o britânico Jan Choinski (268.º) depois de mais um braço de ferro resolvido em três sets, por 6-7(6), 6-3 e 6-4 em 2h27.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share