Luca Van Assche inaugura palmarés Challenger no Maia Open

Sara Falcão/FPT

MAIA – Luca Van Assche (176.º), jovem promessa francesa de 18 anos e antigo número um mundial de juniores, venceu o primeiro torneio Challenger da carreira depois de bater o austríaco Maximilian Neuchrist (359.º) com os parciais de 3-6, 6-4 e 6-0 na final da quarta edição do Maia Open.

Mesmo apesar das três derrotas em finais nos últimos tempos – a primeira delas há dois meses no Del Monte Lisboa Belém Open, no CIF -, Luca Van Assche manteve a calma e não se deixou levar por pensamentos negativos quando cedeu o primeiro set sem qualquer break point a favor.

A partir desse momento, o gaulês levou o embate mais para o plano físico – Neuchrist veio da fase de qualificação e jogou inúmeras longas batalhas toda a semana -, apostou nas paralelas para desgastar e agarrou-se ainda mais a todos os pontos para quebrar o experiente opositor (31 anos) em definitivo física e mentalmente (a qualidade das decisões foi diminuindo com o decorrer do duelo).

Depois de duas finais perdidas em Portugal, à terceira foi mesmo de vez para o teenager em solo luso – além do CIF, Luca Van Assche disputou uma final precisamente neste palco, no Maia Jovem de 2018. Uma semana de sonho para a jovem promessa francesa e mundial, que um ano e meio depois de vencer Roland-Garros no escalão júnior se estreia a vencer no ATP Challenger Tour e também marcará pela primeira vez presença no top 150 do ranking ATP, já que será 138.º a partir desta segunda-feira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share