Nadal perde com Norrie e entra com o pé esquerdo na United Cup e em 2023

A temporada de 2022 começou com uma série de 20 triunfos consecutivos para Rafael Nadal, que só conheceu o sabor da derrota já em março, na final do ATP Masters 1000 de Indian Wells, mas a época de 2023 começou de forma bem diferente para o espanhol, que foi derrotado por Cameron Norrie no encontro inaugural entre Espanha e Grã-Bretanha na United Cup.

Se nos quatro encontros anteriores não tinha ganho qualquer set frente ao espanhol, este sábado o britânico, número 14 mundial, conseguiu que a história fosse diferente e ao cabo de 2h45 triunfou pelos parciais de 3-6, 6-3 e 6-4.

Com este triunfo, a Grã-Bretanha — que bateu a Austrália por 3-2 no primeiro encontro do Grupo D em Sydney — ganhou vantagem no confronto com a Espanha e ficou mais perto do que nunca da final da fase de grupos, disputada entre os seis países que terminem na primeira posição.

Perante uma Ken Rosewall Arena esgotada, Nadal fez uso de uma cobertura do court apurada e vários passing shots para criar dificuldades a Norrie durante a primeira partida. Mas o primeiro encontro oficial do espanhol desde o ATP Finals, em novembro, acabou por sofrer uma reviravolta, com o atual número dois mundial a revelar dificuldades em manter o nível e a abrir espaço para que o britânico, vitorioso contra Alex de Minaur no seu primeiro duelo oficial da época, conseguisse aumentar a intensidade para passar a impor-se nas trocas de bolas.

A reviravolta de Norrie começou a ser desenhada com um break no sexto jogo do segundo set, mas logo a seguir o ex-finalista do Millennium Estoril Open precisou de resistir a uma ameaça de Nadal, e no parcial decisivo o cenário repetiu-se: Norrie quebrou ao 2-2, enfrentou dois pontos de break ao 3-2 e até ao 4-3, mas resistiu às investidas do adversário para somar a melhor vitória da carreira, que lhe permitiu tornar-se apenas no segundo homem britânico a derrotar Rafael Nadal ao mais alto nível (o outro foi, claro, Andy Murray).

O segundo e último encontro do dia entre britânicos e espanhóis colocará frente a frente Katie Swan (145.ª WTA) e Nuria Parrizas Diaz (70.ª), com os restantes três (um singular feminino, um singular masculino e um par misto) agendados para o primeiro dia de 2023.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share