Ricardas Berankis inverte desvantagem e entra com pé direto no Indoor Oeiras Open

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – Ricardas Berankis, primeiro cabeça de série do Indoor Oeiras Open fruto do 168.º do ranking ATP, entrou da melhor forma em 2023 após ultrapassar o italiano Gian Marco Moroni (312.º) por 2-6, 6-1 e 7-5, no duelo que encerrou o segundo dia de competição.

Depois da cedência do primeiro parcial com demasiados erros, Ricardas Bernakis elevou o nível de jogo – sobretudo na resposta ao serviço, na agressividade e na qualidade das subidas à rede – para inverter a desvantagem face a um opositor que deu bastante trabalho e até recuperou duas vezes de break abaixo quando parecia que o lituano ia descolar no marcador.

No final, as 2h21 de encontro e o terceiro set em particular mostraram as dificuldades com que o principal favorito ao título na nave dos campos cobertos do Complexo Municipal do Jamor se deparou nesta estreia na nova temporada. Berankis, que optou por não viajar para os Antípodas para disputar o Australian Open, vai, certamente por isso, lutar a todo o custo pela dobradinha em Portugal, depois de ter conquistado o único título ITF da carreira em Albufeira, em 2007.

Na segunda eliminatória, o antigo top 50 ATP vai medir forças ou com o francês Kenny De Schepper (ex-62.º) ou com o turco Cem Ilkel, dois tenistas oriundos da fase de qualificação e que se defrontam esta terça-feira.

Para além do triunfo de Berankis e da derrota de Jaime Faria, a jornada desta segunda-feira também contou com o triunfo de Gabriel Debru. Com 17 anos, o campeão júnior de Roland-Garros 2022 (e número um mundial de sub 18 no mesmo ano) já está na 630.ª posição da tabela ATP e deu a volta ao sétimo pré-designado Mate Valkusz (275.º) e venceu com os parciais de 2-6, 6-1 e 7-5.

Matteo Gigante (250.º), Hamad Medjedovic (255.º) e Maximilian Neuchrist (274.º), todos eles membros da lista de cabeças de sére, seguiram igualmente para a segunda fase do Indoor Oeiras Open.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share