João Domingues inaugura vitórias no Indoor Oeiras Open para as cores portuguesas

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – João Domingues (287.º do ranking ATP) garantiu o acesso à segunda ronda do Indoor Oeiras Open depois de bater Valentin Vacherot (290.º) por 1-6, 6-4 e 6-1, garantindo igualmente o primeiro triunfo no torneio e em 2023 para os jogadores portugueses.

O único português com entrada direta na competição – Pedro Sousa, Gonçalo Oliveira e Jaime Faria foram galardoados com convites da organização – não esteve longe da derrota frente a Vacherot, tenista grande (1,93 metros) e com ténis adequado às condições rápidas do torneio. O monegasco chegou a liderar por 6-1 e 4-3, com break, expondo as armas atacantes do seu arsenal.

A partir desse momento – que sucedeu à porta do ‘saque’ de João Domingues no sétimo jogo do segundo set após um pequeno desentendimento com o árbitro Poncho Ayala por chamada que julgou errada -, o oliveirense venceu nove dos últimos 10 jogos, devolvendo o máximo de bolas possíveis, utilizando muitos slices, passing shots a dois tempos, variações da altura da bola e muita paciência para quebrar o ímpeto do opositor.

Essa segunda metade do encontro foi claramente favorável ao tenista da casa, quebrando mentalmente Vacherot, puxando total ascendente para o seu lado da rede e tirou soluções ao adversário, mostrando grande disponibilidade física para o contra-ataque.

Garantida a primeira vitória dos portugueses na primeira prova de 2023 em Portugal, João Domingues vai agora defrontar, provavelmente esta quarta-feira, o austríaco Maximilian Neuchrist, sexto cabeça de série do torneio e derradeiro tenista a derrotar Domingues em 2022, a caminho da final do Maia Open.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share