Oliveira otimista: “Estou a jogar o melhor ténis da minha vida, por isso só faz sentido conseguir superar-me”

Sara Falcão/FPT

OEIRAS — Gonçalo Oliveira entrou a ganhar no novo ano e ficou satisfeito, mas quer mais e melhor para alcançar em 2023 os objetivos a que se propõe — e que passam por superar o melhor ranking de carreira para que a classificação corresponda ao ténis que entende estar a praticar.

“Era um encontro difícil porque ele é alto e serve muito bem, mas o serviço acaba por ser irregular e eu estava muito concentrado nos segundos serviços para tentar ter uma boa percentagem de respostas. Acho que isso foi a chave e sabe muito bem começar assim depois de treinar bastante na pré-época”, explicou o portuense na conferência de imprensa de análise à vitória por 6-3 e 7-6(7) sobre o alemão Louis Wessels (309.º da hierarquia) na primeira ronda do Indoor Oeiras Open.

Atualmente na 507.ª posição do ranking, Oliveira chegou a ser 194.º em dezembro de 2017, mas considera que o ténis que agora pratica é melhor do que o de há cinco anos. Por isso, não tem dúvidas de que pode voltar a fazer parte dos 200 primeiros — e até superar essa classificação: “Estou a jogar o melhor ténis da minha vida, portanto se consegui ser top 200 a jogar pior do que estou agora só faz sentido que consiga voltar lá e até superar esse ranking. Estou sem pressão nenhuma, quero ‘curtir’ e jogar ténis.”

Para o ajudar a cumprir os objetivos a que se propõem, o tenista português pediu ajuda ao polaco Artsiom Dabryian, que desde a reta final da época passada trabalha como seu parceiro de treinos e treinador. A ligação surgiu quando Oliveira disputou dois torneios no Reino Unido e já deu frutos na pré-temporada, que descreveu como “um período muito positivo” em casa, no Algarve, onde treinou durante quatro semanas tendo em vista uma época na qual pretende “estar competitivo em todos os torneios que disputar e não ir só para preencher o calendário.”

Desapontado com a classificação atual, mas motivado pela ausência de pontos a defender que lhe permite abordar tranquilamente o arranque da temporada, Gonçalo Oliveira terá um dia de descanso nos singulares (porque em pares irá a jogo) antes de abordar o segundo desafio da semana e do ano.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share