Maior favorito ao título do Indoor Oeiras Open afastado em duelo de emoções fortes

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – Ricardas Berankis (168.º ATP, ex-top 50) cedeu esta quarta-feira na segunda ronda do Indoor Oeiras Open. Primeiro cabeça de série da primeira prova portuguesa de 2023, o lituano foi ultrapassado pelo qualifier turco Cem Ilkel (378.º) com os parciais de 6-2, 5-7 e 7-6(3) em 2h52 de duelo.

A perder por 6-2 e 3-0 no segundo set e ainda 3-0 e 5-2 no parcial decisivo, com quatro match points salvos pelo caminho (um no parcial do meio) e muita frustração de Ilkel, Ricardas Berankis serviu para o encontro a 6-5, mas uma série de falhas nessa ocasião e cinco erros diretos no tie-break final atiraram o experiente tenista de 32 anos para fora da competição nesta primeira semana no Jamor.

Para Cem Ilkel foi a quarta vitória da prova e a terceira consecutiva em três sets, depois de ter iniciado a semana a bater Pedro Araújo na fase de qualificação. Mesmo com o desgaste inerente à campanha – este foi o segundo duelo seguido a superar as 2h30 – e apesar de vacilar por vezes em momentos-chave (voltou a ser quebrado a servir para o triunfo, tal como na ronda inaugural do quadro principal), o turco de 27 anos tem muito coração e um serviço e pancadas possantes que ajudam a ultrapassar obstáculos.

Nos quartos de final, o antigo top 150 (foi 144.º em 2021) vai medir forças com uma das maiores promessas do ténis mundial. Aos 17 anos, e depois da liderança do ranking de juniores e do título de Roland-Garros no escalão em 2022, Gabriel Debru (630.º) entrou no quadro principal do Indoor Oeiras Open devido a uma nova regra de 2023 que dá prioridade de entrada nos torneios Challenger aos melhores juniores do ano anterior. A oportunidade está a ser aproveitada com unhas e dentes e já está nos primeiros quartos de final da carreira na categoria.

No segundo encontro da semana, Debru venceu novamente com um 7-5 no terceiro parcial (6-3, 4-6 e 7-5), neste caso face a Elmar Ejupovic, carrasco de Pedro Sousa. E promete não ficar por aqui. Fã de Richard Gasquet, com quem treina esporadicamente, Roger Federer e Aslan Karatsev, o jovem gaulês treina no centro Nacional da Federação Francesa de Ténis e diz-se um lutador e um apaixonado pela modalidade. Com ideias de se dedicar em exclusivo ao profissionalismo, Gabriel Debru quer estrear-se a levantar troféus entre os maiores esta temporada e terminar no top 250. Para já regressa ao court na sexta-feira para continuar a semana de apresentação na segunda categoria do ténis mundial.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share