Indoor Oeiras Open com oportunidade de ouro para grupo de semifinalistas

OEIRASRaphael Collignon, Filip Cristian Jianu, Joris De Loore e Cem Ilkel apuraram-se, na tarde desta sexta-feira, para as meias-finais de singulares do Indoor Oeiras Open, torneio do ATP Challenger Tour com que a Federação Portuguesa de Ténis abre a temporada de 2023.

O primeiro a seguir em frente foi em Ilkel. Muito longe da melhor classificação da carreira (ocupa o 378.º lugar pouco mais de um ano após ter figurado como 144.º), o turco só precisou de 56 minutos para afastar Gabriel Debru, de apenas 17 anos, por 6-1 e 6-2.

Pela primeira vez entre os quartofinalistas de um torneio do ATP Challenger Tour, o francês, ainda campeão júnior de Roland-Garros, apresentou-se muito desgastado fisicamente, chegou a ser assistido ao peito no arranque da segunda partida e nada conseguiu fazer para contrariar o turco, que dois dias depois de ter afastado o primeiro cabeça de série, Ricardas Berankis, viveu um dia bem mais tranquilo no Jamor.

Cem Ilkel é o mais experiente dos quatro semifinalistas e o único a contar com um título Challenger no currículo — foi em fevereiro de 2020, poucos dias antes da pandemia de covid-19 interromper o circuito, e tratou-se da única vitória nas seis finais que já disputou. Mas o seu adversário de sábado também tem alguma experiência a decidir títulos, tendo figurado numa decisão no já longínquo ano de 2016.

Trata-se de Joris de Loore, que há mais de seis perdeu para Daniil Medvedev na decisão Saint-Rémy-de-Provence, em França, e que esta sexta-feira inscreveu o nome numa meia-final deste nível pela primeira vez desde julho de 2018. Para isso, o belga (atual 341.º classificado no ranking) colocou um travão na série vitoriosa do croata Dino Prizmic — 19 triunfos consecutivos entre três títulos ITF e três vitórias no Jamor — ao vencer por 6-4 e 6-3.

Já na metade inferior do quadro estarão frente a frente dois jogadores que nunca marcaram presença numa final tão importante. Collignon é um estreante, Jianu um repetente.

O belga Raphael Collignon, que tem como treinador o ex-top 40 Steve Darcis, participa apenas pela quarta ocasião num quadro principal e alcançou o melhor resultado da carreira ao vencer o lucky loser israelita Edan Leshem por 6-4 e 7-5, enquanto o romeno Filip Cristian Jianu igualou as prestações em Aguascalientes e San Marino, ambas em 2022, com um triunfo por 6-3 e 7-6(4) sobre Maximilian Neuchrist — austríaco que em novembro jogou pela primeira vez uma final Challenger graças a uma semana quase perfeita no Maia Open.

As meias-finais do Indoor Oeiras Open estão agendadas para as 11 horas de sábado nos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, onde a entrada é gratuita.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share