Joris De Loore e Filip Cristian Jianu jogam final do primeiro Indoor Oeiras Open

OEIRAS — O belga Joris De Loore e o romeno Filip Cristian Jianu apuraram-se, na tarde deste sábado, para a final de singulares do primeiro Indoor Oeiras Open, torneio do ATP Challenger Tour que vai coroar um campeão inédito a este nível.

A primeira vaga na decisão foi agarrada por De Loore. O belga, de 29 anos e número 341 mundial, começou a semana no qualifying e celebrou a sexta vitória graças a um triunfo por suados 6-4, 3-6 e 7-6(7) frente a Cem Ilkel, o único dos quatro semifinalistas com um título Challenger no currículo e que na segunda ronda tinha afastado o cabeça de cartaz do torneio, Ricardas Berankis (168.º).

O primeiro encontro do dia foi um verdadeiro braço de ferro, mas podia ter ficado resolvido mais cedo, uma vez que o tenista de Bruges chegou a liderar por 5-2 no parcial decisivo. No entanto, Ilkel trouxe ao de cima a resiliência que é sua característica e depois de anular quatro match points (três ao 2-5, um ao 3-5) chegou a dispôr de um ponto de encontro no “tira-teimas”, mas a oportunidade não foi suficiente para carimbar a passagem à sétima final da carreira.

Assim, quem acabou a celebrar foi Joris De Loore, que mais de seis anos depois de ter participado pela primeira vez numa decisão do circuito secundário voltou a apurar-se para um encontro decisivo. O ex-174.º ATP persegue o primeiro título a este nível, dado que em setembro de 2016 foi derrotado por Daniil Medvedev (ele mesmo) em Saint-Rémy-de-Provence.

Do outro lado do court na final — marcada para as 11 horas de domingo — estará outro jogador que persegue o título mais importante da carreira, mas este sem experiência anterior em ocasiões como esta: o romeno Filip Cristian Jianu, que foi um júnior de topo (número cinco mundial há quatro anos) e agora está às portas do top 300.

Figurante numa meia-final Challenger pela terceira vez na carreira, o jovem de Bucareste triunfou por 6-3 e 6-2 perante Raphael Collignon (oitavo cabeça de série que começou o torneio a derrotar Jaime Faria) ao anular as seis oportunidades de break que enfrentou.

Agendada para as 11 horas de domingo, a final do Indoor Oeiras Open dará a conhecer o campeão do primeiro torneio do ATP Challenger Tour organizado em Portugal este ano — e o primeiro de sempre a acontecer na nave de campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share