O percurso até à decisão deste domingo já tinha atingido níveis próximos da perfeição e Coco Gauff (7.ª) encerrou em pleno a primeira semana da temporada. De forma irrepreensível, a jovem estrela de 18 anos dominou por completo a final do WTA 250 de Auckland e regressou aos títulos um ano e meio depois ao travar o sonho a Rebeka Masarova (130.ª) pelos contundentes 6-1 e 6-1.
Sem grandes demoras, Gauff tentou desde logo fazer jus à condição de principal pré-designada da prova e duas quebras de serviço consecutivas rapidamente a catapultaram para uma confortável liderança, embora tenha sido apenas à quinta oportunidade que encerrou o primeiro capítulo, depois de mais de duas horas de interrupção devido à chuva. A qualifier espanhola pouco conseguiu fazer para dificultar a vida à norte-americana, que voltou a atingir níveis muito altos para com três breaks alcançar a vitória.
Um arranque de temporada fabuloso volta a reencontrar Coco Gauff com os títulos de campeã cerca de ano e meio depois de ter conquistado a prova em Parma e três anos após o título de estreia em Linz. A jogadora de 2004, que pelo meio atingiu ainda a final de Roland-Garros, torna-se uma das primeiras campeãs da nova temporada – a par com Aryna Sabalenka – e cimenta a sétima posição da hierarquia. Quanto a Rebeka Masarova, que protagonizou uma inédita presença numa final do WTA Tour, alcança um novo melhor registo e consequente estreia no top 100 mundial – o 94.º posto.