Joris De Loore conquista o maior título da carreira no Indoor Oeiras Open

OEIRAS — O belga Joris De Loore (341.º classificado no ranking mundial) nunca mais vai esquecer Portugal: este domingo, na nave de campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, sagrou-se campeão do Indoor Oeiras Open 1 e conquistou o primeiro título da carreira no ATP Challenger Tour, uma semana depois de ter iniciado o torneio como qualifier.

A sétima e última vitória da semana foi também uma das mais fáceis e rápidas: 6-3 e 6-2 após 1h19 contra o romeno Filip Cristian Jianu (304.º), estreante em decisões do circuito secundário.

Se estava desgastado do encontro anterior, que só fechou no tie-break da terceira partida, De Loore não o demonstrou. Como é seu apanágio, o “gigante” belga de 1,91m voltou a apoiar-se numa potentíssima pancada de primeiro serviço para construir a marcha do marcador.

E depois de salvar dois pontos de break (os únicos que enfrentou em todo o encontro) logo no jogo inaugural, construiu a vitória do primeiro set em três tempos: teve as duas primeiras oportunidades ao 1-0 e mais três ao 2-1, até que ao 4-3 uma direita longa de Jianu num momento proibido lhe deu a vantagem que procurava.

O romeno de 21 anos (que foi top 5 de juniores) tinha no prolongamento dos pontos um dos trunfos para a final deste domingo, mas não teve soluções para as primeiras bolas muito rápidas de De Loore e acabou por sofrer duas quebras consecutivas (ao 2-2 e ao 4-2) para perder o segundo set e o encontro.

Do qualifying para o título, Joris De Loore alcançou a glória que perseguia desde 2016, quando disputou a primeira e única final no ATP Challenger Tour até este fim de semana. Depois de anos fustigados por lesões (não competiu durante 2019 e 2020) e um total de sete cirurgias, o tenista de 29 anos volta a ter motivos para celebrar. Mas terá de ser rápido a fazê-lo, porque o ténis não para e já na próxima semana compete no Indoor Oeiras Open 2.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share