Gastão Elias salva match points e entra a vencer no qualifying do Australian Open

Sara Falcão/FPT

O português Gastão Elias (234.º classificado no ranking ATP) apurou-se, na madrugada desta segunda-feira, para a segunda ronda do qualifying do Australian Open depois de anular dois match points.

A participar pela sexta vez no torneio do Grand Slam australiano, o jogador da Lourinhã superou Kaichi Uchida (197.º ATP) por 6-7(5), 7-6(3) e 6-1 em 2h08, recuperando de uma desvantagem de 6-7(5) e 3-5 com dois match points para o japonês ao 4-5 — o primeiro com uma dupla falta, o segundo após uma longa troca de bolas que terminou com um erro do adversário, este último exemplo daquela que foi parte da tática de Elias frente a um adversário com uma bola muito chapada e facilidade em “disparar” winners do fundo do court, mas com tendência para cometer muitos erros não forçados.

Este foi o primeiro encontro da história entre Elias e Uchida, um jogador que nas últimas épocas participou em vários torneios internacionais em Portugal e conquistou, inclusive, alguns títulos (ITFs de Vale do Lobo e Loulé em 2021 e o terceiro Challenger Oeiras Open em 2022).

A vitória de Gastão Elias foi a primeira de um português no qualifying do Australian Open deste ano e permitiu-lhe marcar encontro com Brandon Holt. O norte-americano, atual 216.º classificado no ranking e filho da ex-número um mundial WTA Tracy Austin, também recuperou da desvantagem de um set surpreendeu o terceiro cabeça de série Radu Albot (100.º) por 5-7, 6-3 e 6-4.

Ainda esta segunda-feira, também Frederico Silva irá a jogo em Melbourne. O caldense enfrentará na primeira ronda da fase de qualificação o norte-americano Bradley Klahn, que aos 32 anos ocupa a 872.ª posição na hierarquia depois de ter sido 131.º em 2014.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share