Indoor Oeiras Open, dia 10: Oliveira, Sousa e Domingues em busca da segunda ronda

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – Gonçalo Oliveira, Pedro Sousa e João Domingues são os sobreviventes portugueses no Indoor Oeiras Open 2 e esta terça-feira procuram o acesso à segunda ronda da prova e a primeira vitória lusa na competição, depois dos quatro dissabores na fase de qualificação e da derrota de Jaime Faria na véspera.

À procura de repetir o sucesso da semana anterior, Gonçalo Oliveira (novamente convidado da organização para o torneio) abre a jornada diante do austríaco Lukas Neumayer (295.º ATP). Apesar da diferença de ranking na atualidade (o portuense é 489.º), Oliveira não teve um sorteio madrasto e pode arrecadar novo triunfo no Jamor, mas terá de apresentar o nível que mostrou a espaços na primeira competição.

Segue-se Pedro Sousa na programação, que mede forças contra um dos pré-designados (sétimo), o espanhol Nikolas Sanchez Izquierdo (270.º), que ficou perto de ingressar no qualifying do Australian Open e que habitualmente joga bem em Portugal, visto que foi por cá que atingiu os primeiros quartos de final no ATP Challenger Tour (Oeiras Open 4 de 2021) e as primeiras meias-finais (Braga Open 2021).

Apesar de defrontar um dos mais cotados em prova, Pedro Sousa (494.º), um dos wild cards, enfrenta um tenista que gosta de ritmo do fundo do court, prefere terra batida (apesar de jogar bem em recinto coberto) e não tem um serviço que retire os adversários dos encontros, pelo que o antigo 99.º terá um duelo mais condigno com o que prefere em condições que não são propriamente do seu agrado.

João Domingues (283.º), único luso com entrada direta no quadro principal, também somou uma vitoria na primeira competição e nesta jornada defronta um dos tenistas em maior foco nessa prova. Cem Ilkel já soma sete triunfos na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor (atingiu as meias-finais no sábado vindo da fase de qualificação e dispôs de match point face ao eventual campeão Joris De Loore), ultrapassou Pedro Araújo e Fábio Coelho nas primeiras rondas dos dois qualifyings e continua bastante rodado, confiante e com alma para dar e vender, mas o oliveirense, mesmo que não adore as condições de jogo, está mais fresco e pode aproveitar uma possível vulnerabilidade do turco (agora 337.º, ex-top 150) no plano físico para impor o seu jogo.

Num dia em que se concluí a primeira ronda de singulares, são 11 os embates para ver no Jamor. Joris De Loore, campeão no domingo, regressa a jogo, bem como o finalista do Indoor Oeiras Open 1 Filip Cristian Jianu, o semifinalista Raphael Collignon, o quartofinalista e jovem prodígio Dino Prizmic e o duelo interessante entre Sebastian Fanselow, alemão que vive em Portugal, e o promissor francês Harold Mayot, segundo cabeça de série e antigo número mundial de juniores.

Indoor-Oeiras-Open-2-10-Janeiro

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share