Indoor Oeiras Open, dia 11: Gonçalo Oliveira e Pedro Sousa a um passo dos quartos de final

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – 13 encontros para acompanhar nesta quarta-feira na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor. Devido ao facto do torneio encerrar no sábado com as duas finais, foi necessário empacotar toda a jornada neste dia 11 de Indoor Oeiras Open. Assim sendo, vai jogar-se toda a segunda ronda de singulares e cinco duelos da primeira ronda de pares.

São vários os motivos de interesse para seguir, mas os maiores prendem-se com a armada lusa, em especial com Gonçalo Oliveira e Pedro Sousa. Os sobreviventes no quadro de singulares vão lutar pelo acesso aos quartos de final da segunda semana de prova no Jamor, o que para dois será um feito de assinalar.

Oliveira não atinge essa fase, em torneios do ATP Challenger Tour, desde Novembro de 2021, no Bahrain, ao passo que Sousa desde o Oeiras Open 3 (torneio de 125.000 dólares), em Maio do mesmo ano. Depois de 2022 complicados para ambos – o portuense optou por desligar o botão da intensidade, o lisboeta a contas com mais uma lesão, no caso no braço esquerdo -, o Indoor Oeiras Open 2 poderá servir um torneio de viragem.

Os dois tenistas portugueses têm desafios bastante distintos para regressarem aos quartos de final. Gonçalo Oliveira, provavelmente, o mais duro, visto medir forças com Maximilian Neuchrist (267.º ATP), austríaco finalista do último Maia Open, mas sobretudo muito perigoso em condições indoor hard. O jogador de 27 anos sabe o que o espera perante um oponente a quem nunca derrotou. Para o fazer, Oliveira terá de responder bem, manter o foco nos respetivos jogos de serviço pois uma distração pode comprometer um parcial e tentar fazer mover o possante opositor. Se optar por massacrar a esquerda (a direita é a melhor arma), terá de lidar com os slices do experiente tenista de 31 anos.

Para Pedro Sousa o desafio é semelhante ao da véspera. Pol Martin Tiffon (292.º), tal como Nikolas Sanchez Izquierdo, prefere atuar em superfícies de terra batida e dará ritmo ao português de 34 anos, o ideal para superar o pouco à vontade que sente em condições de jogo que lhe são pouco favoráveis. É certo que o ranking do espanhol é bastante superior de momento (Sousa é 494.º), mas também é inegável que o antigo 99.º tem mais armas que o adversário do país vizinho e que não se sentirá tão pressionado (sobretudo no serviço) como se fosse encarar um grande servidor ou um jogador ultra agressivo, além de que vai conseguir entrar em jogo em praticamente todas as respostas.

Esta quarta-feira marca também o início da variante de pares para as cores nacionais. Oliveira (com o suíço Luca Margaroli), Pedro Sousa/João Domingues e Fábio Coelho/Jaime Faria são os representantes da casa, ainda a disputar embates referentes à ronda inaugural da prova.

Com tanto e bom ténis para assistir, os maiores destaques dos courts secundários são Ricardas Berankis (primeiro cabeça de série) e Pierre-Hugues Herbert (tenista com maior palmáres em prova). Os antigos 50.º e 36.º (segundo em pares), respetivamente, jogam o acesso ao quartos de final do Indoor Oeiras Open 2 depois de caírem muito na hierarquia. E se Berankis é favorito face a Lucas Gerch, Herbert defronta o duro Filip Cristian Jianu, finalista do primeiro torneio no passado domingo.

Arthur Fils (ex-top 3 júnior e quarto pré-designado), Dino Prizmic (atual número oito de juniores e quartofinalista do primeiro Indoor Oeiras Open que defronta Sebastian Fanselow, alemão residente em Portugal) e o duelo de belgas entre Joris De Loore (oito triunfo consecutivos no Jamor com um título no bolso) e Raphael Collignon (semifinalista no sábado que findou) também apimentam a jornada.

Indoor-Oeiras-Open-2-11-Janeiro

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share