Pedro Sousa alcança no Indoor Oeiras Open os primeiros quartos de final desde 2021

Sara Falcão/FPT

OEIRAS — O português Pedro Sousa (atual 494.º classificado no ranking ATP) apurou-se, na tarde desta quarta-feira, para os primeiros quartos de final desde maio de 2021 ao derrotar o espanhol Pol Martin Tiffon (292.º) por 3-6, 7-5 e 6-4 no Indoor Oeiras Open 2, no Jamor.

Depois de dois sets dominados pelos servidores e praticamente sem chances de break – as poucas que existiram foram para o lado de Pol Martin Tiffon, em especial três consecutivas a 5-5 do segundo parcial – ao 12.º jogo o espanhol cometeu uma dupla falta, depois de pontos iniciais onde sentiu o momento, e em pouco mais de uma hora estava tudo empatado e o compromisso da segunda ronda iria decidir-se num terceiro set.

A entrada em grande do português de 34 anos na decisão (4-0 a roçar a perfeição, mas também com Tiffon a sentir a ocasião do final do parcial anterior, já depois de ter recebido assistência médica) parecia ter sentenciado o duelo. No entanto, o antigo 99.º ATP não concretizou nenhum dos seis match points no oitavo jogo, na resposta, e foi quebrado a servir para encerrar o encontro. Ainda assim, Sousa manteve a calma e forçou o oponente de 23 anos a jogar no limite e cometer erros.

Apesar da pouca percentagem de primeiros serviços (43%), um dos wild card da prova voltou a mostrar bons golpes de saída, perdendo somente sete pontos com a primeira bola e acumulando 10 ases.

Esta vitória garante um tenista nacional nos quartos de final do Indoor Oeiras Open e garante, igualmente, os primeiros quartos de final para Pedro Sousa desde Maio de 2021, quando cedeu na mesma fase perante Hugo Gaston no Oeiras Open 3, na altura de 125.000 dólares.

É, também, a primeira vez que Sousa atinge os quartos de final de um torneio no ATP Challenger Tour em piso rápido (onde raramente compete) e a primeira vez desde Maio de 2016, em São Domingos de Benfica, num torneio ITF, que atinge a antepenúltima ronda de um torneio fora de terra batida – na altura cedeu nas meias-finais para Fred Gil.

Para alcançar as meias-finais na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, Pedro Sousa terá de derrotar ou Pierre-Hugues Herbert. O antigo 36.º de singulares (agora 304.º) e segundo de pares (com cinco títulos do Grand Slam na variante) deu a volta a set e break de desvantagem para bater o romeno Filip Cristian Jianu (269.º) por 3-6, 6-3 e 6-2.

O duelo entre finalistas de torneio ATP (o lisboeta em Buenos Aires, 2020, o francês foi derrotado quatro vezes em decisões) será o segundo entre ambos, depois do triunfo de Herbert em Miami, 2021, por 6-1 e 6-3.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share