Reputação, invencibilidade e jovem ambicioso apimentam Indoor Oeiras Open 2

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – O Indoor Oeiras Open 2 chega às meias-finais sem tenistas portugueses. O torneio podia perder o interesse, mas os quatro melhores jogadores desta segunda competição realizada na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor são de excelência: Pierre-Hugues Herbert e Ricardas Berankis são ex-top 50 que já disputaram finais ATP, Joris De Loore não está com vontade de perder em 2023 e soma 10 triunfos consecutivos no Jamor e Arthur Fils foi um júnior de topo e agora estreia-se na penúltima fase de torneios do ATP Challenger Tour.

Antigo 36.º de singulares e um dos tenistas com melhores palmarés de pares da atualidade – ex-número dois com vários títulos, entre os quais cinco Grand Slams -, Pierre-Hugues Herbert regressou ao circuito após paragem de seis meses e ingressou em Portugal para ganhar ritmo mesmo com possibilidade de disputar a fase de qualificação do Australian Open devido ao ranking protegido. Na primeira semana jogou a final de pares mesmo cedendo na estreia na competição principal. Nesta última chance alcança pelo menos a semifinal, derrotando Pedro Sousa nos quartos de final desta quinta-feira.

No final, os elogios ao português foram muitos, até porque as semelhanças entre ambos – a cotação hierárquica já foi bem melhor, ambos já jogaram finais ATP e têm tido lesões – são muitas. “Jogámos há menos de dois anos e nessa altura também fiz um bom encontro, fui capaz de ganhar em dois sets, por isso tinha confiança para hoje, sabendo que nunca é o mesmo, mas comecei bem e estou feliz com o meu encontro. Ele é um jogador muito talentoso, melhor em terra batida, portanto jogar indoors aqui não é o melhor para ele. Ele é capaz de pancadas surpreendentes e vai continuar no circuito algum tempo”.

E após “o melhor encontro da semana”, Herbert tem a chance de “ter mais um duelo” para jogar. Um embate difícil pela fase atual de Joris De Loore, campeão da primeira prova no passado domingo. “Estou muito feliz por ter este encontro pela frente. Quando vi o sorteio fiquei entusiasmado e era o meu objetivo defrontá-lo. É um bom desafio jogar contra alguém que ainda não perdeu, as condições são perfeitas para ele, está a jogar extraordinariamente bem e ainda não baixou o nível, por isso estou entusiasmado por defrontá-lo”.

Joris De Loore soma 10 triunfos consecutivos em Oeiras e será o oponente da maior vedeta a atuar no Jamor. O belga só cedeu quatro vezes o ‘saque’ nas 10 vitórias e parece imparável nestas condições rápidas de jogo. “Foi importante não passar muito tempo no court porque tenho jogado muitos encontros desde o início da semana passada. Continuo a sentir-me bem e não estou, de todo, cansado de vencer, espero ganhar mais (risos). Claro que não esperava ganhar 10 consecutivos, mas é uma boa sensação”.

Sobre o cotado adversário no acesso a mais uma final, surpreendentemente referiu “não conhecer muito bem”. “Sei que é um excelente jogador, muito experiente, por isso espero um encontro difícil”.

Depois de ultrapassar encontro duro frente ao prodígio croata Dino Prizmic pela “experiência”, Ricardas Berankis, primeiro cabeça de série do torneio, seguiu para as meias-finais, depois de ter perdido no segundo duelo da semana anterior. Um resultado importante para o lituano, agora 185.º, que veio a Portugal para subir na hierarquia. “No início do ano é muito importante jogar o máximo de encontros possíveis para ganhar confiança para o resto do ano e estou muito contente com isso”.

Para somar novo embate, o contemporâneo de Gastão Elias na IMG Academy terá de superar novo jovem promissor, desta vez o francês Arthur Fils. “Não conheço, mas o meu treinador [Jan De Witt] esteve a vê-lo e vamos falar sobre isso”.

Intrometido entre os mais graúdos está Fils, antigo número três do ranking júnior e finalista de Roland-Garros no escalão. E depois de um 2022 animador, o francês de 18 anos entra no novo ano a atingir pela primeira vez as meias-finais de um torneio do ATP Challenger Tour. Algo que não o satisfaz plenamente, pois “não está aqui para chegar às meias-finais”, mas sim para “ganhar o torneio”.

A preparação para a época está já a dar frutos, além de estar “cada vez mais confortável neste nível, o que faz a diferença”. E a semana pode ficar ainda mais memorável caso derrote o principal favorito ao título. “Conheço o Berankis do Youtube. É um grande jogador”.

As meias-finais do Indoor Oeiras Open 2 jogam-se esta sexta-feira a partir das 11 horas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share