Joris De Loore e Arthur Fils derrotam antigos top 50 rumo à final do Indoor Oeiras Open 2

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – Está definida a final do Indoor Oeiras Open 2. Joris De Loore, 266.º ATP e campeão do primeiro torneio no passado domingo, e Arthur Fils, 252.º e quarto cabeça de série, vão disputar a final na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor depois de baterem, respetivamente, os antigo top 50 mundiais Pierre-Hugues Herbert e Ricardas Berankis.

Joris De Loore continua imparável em Oeiras e somou a 11.ª vitória consecutiva depois de derrotar Pierre-Hugues Herbert (304.º, mas ex-36.º de singulares e segundo no ranking de pares), o jogador com melhor palmarés no Jamor, com os parciais de 6-2 e 6-4.

Uma vez mais, o belga mostrou-se imperial no serviço, não enfrentou qualquer break point e só cedeu seis pontos no golpe de saída. Nos 11 triunfos amealhados só por quatro vezes perdeu o ‘saque’, numa ocasião nesta segunda prova. Essa confiança no serviço libertou-o na resposta e nas pancadas de fundo do court, colocando sempre imensas pressão no francês de 31 anos, que se despede assim de Portugal, palco eleito para o regresso à competição após seis meses.

Joris De Loore garantiu, deste modo, o acesso à segunda final consecutiva, depois de se ter estreado a vencer no ATP Challenger Tour no domingo. A subida de 75 lugares na hierarquia nesta semana será superada (virtualmente é 219.º) e poderá sair das primeiras competições de 2023 perto do top 200 – quando aterrou em Portugal, ainda em 2022, era 341.º ATP e chegou para disputar o qualifying.

A separar o belga da ‘dobradinha’ está o jovem francês Arthur Fils. Antigo número três mundial de juniores, mas já pré-designado em Oeiras, o gaulês, a jogar a primeira semifinal na categoria, ultrapassou Ricardas Berankis (185.º, antigo 50.º) por 7-5 e 6-3.

Para a vitoria foram essenciais os oito jogos consecutivos a partir do 5-3 a favor do lituano no parcial inaugural. Sempre com muito peso de bola, assinalável para os 18 anos, e uma excelente cobertura de court, Fils descolou rumo à primeira final Challenger, mas sem antes superar a tensão inerente ao momento. Depois de Berankis recuperar um dos breaks, o mais novo precisou de anular um ponto para evitar a recuperação.

Nessa ocasião, Arthur Fils mostrou fibra de campeão. A partir do break point, o francês fechou o duelo com três pontos indefensáveis para o primeiro cabeça de série: ás para anular a oportunidade, serviço direto para dispor do segundo match point e, para concluir, grande serviço complementado com winner de direita, com celebração efusiva para condizer com momento solene.

O ainda teenager vai igualmente saltar no ranking e entrará pela primeira vez no top 200 se triunfar pela quinta vez em Oeiras, tendo já garantido o melhor posto da curta carreira (foi 246.º em Novembro).

A grande final de singulares do Indoor Oeiras Open 2 terá início às 11 horas deste domingo e terá sempre uma grande história para contar, independentemente do desfecho: ou segundo título consecutivo para Joris De Loore ou primeiro triunfo Challenger para uma das promessas da modalidade.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share