Arthur Fils ergue primeiro título profissional no Indoor Oeiras Open 2

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – Antigo número três do ranking de juniores, Arthur Fils (252.º) conquistou este sábado o primeiro título enquanto profissional, depois de derrotar Joris De Loore (266.º) na final do Indoor Oeiras Open 2 por 6-1 e 7-6(4).

O jovem promissor francês, que disse não ser suficiente chegar às primeiras meias-finais, arrecadou o primeiro troféu Challenger da carreira numa final que durou 1h42 e na qual teve de superar sete set points no segundo parcial, todos no décimo jogo.

Joris De Loore pareceu sentir o físico na segunda final do Indoor Oeiras Open, depois de 11 triunfos em 13 dias (e o primeiro troféu da carreira no circuito secundário no passado domingo) e esteve muito abaixo do que tem produzido, sobretudo no parcial inaugural. Mas após assistência médica conseguiu equilibrar a contenda e quase forçar um terceiro parcial.

Nas sete oportunidades que salvou, já posterior à perda do break de vantagem – Arthur Fils voltou a mostrar estofo de campeão, jogando de forma perfeita em seis dessas sete, em especial servindo ao nível mais elevado do duelo para dar poucas chances ao opositor belga.

Além da mentalidade vencedora e do serviço nos momentos-chave, o gaulês apresentou um elevado nível na resposta ao poderoso ‘saque’ de Joris De Loore, que amealhou ‘apenas’ três ases (para sete do gaulês), 60% de pontos ganhos com a primeira bola de saída (74% para o vencedor) e 47% com a segunda, bem abaixo do que produziu até então. Fils foi capaz de quebrar o belga três vezes, quase tantas como todos os restantes adversários do belga em toda a quinzena (quatro).

A celebração expressiva aquando do game, set and match traduz o simbolismo do triunfo para Arthur Fils, que depois de ter sido um júnior de topo (finalista de Rolad-Garros em 2021) se estreia a vencer no circuito profissional, após duas finais ITF perdidas em 2022.

Fils vai também ingressar no top 200 pela primeira vez (deverá ser 195.º a partir de segunda-feira) e este Australian Open vigente terá sido o último torneio do Grand Slam que falhou por falta de cotação.

Depois do sucesso de Luca Van Assche (também estreia a vencer na categoria) no último Maia Open – com quem Fils perdeu a final em Paris há ano e meio -, outro francês e outro jovem profissional alcança um marco importante em Portugal.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share