Murray vence duelo épico de 4h49 com Berrettini rumo à segunda ronda do Australian Open

Andy Murray já derramou muitas lágrimas no Australian Open, mas esta terça-feira só terá motivos para sorrir: aos 35 anos, o britânico resistiu a um braço de ferro de 4h45 e derrotou o italiano Matteo Berrettini para alcançar a segunda ronda do torneio do Grand Slam onde jogou mais finais (cinco).

Num verdadeiro duelo de luxo, Murray foi o melhor durante grande parte das primeiras três partidas, mas acabou forçado a um quinto set e até teve de salvar um match point (no jogo que antecedeu o tie-break decisivo) antes de celebrar a vitória por 6-3, 6-3, 4-6, 6-7(7) e 7-6(6).

A vitória desta terça-feira foi a primeira do britânico em torneios do Grand Slam frente a um adversário do top 20 desde Roland-Garros 2017, há exatamente 2050 dias. E esteve muito perto de não se concretizar, pois Berrettini esteve a um ponto de consumar a reviravolta e até teve na raqueta a possibilidade de a garantir, mas falhou a colocação de uma esquerda quando o adversário já estava batido no contra-pé.

Caso tivesse dado a volta ao encontro, Matteo Berrettini teria sido apenas o segundo jogador a derrotar Murray depois de perder os dois primeiros sets e o primeiro desde David Nalbandian em Wimbledon 2005. Assim, o ex-número um mundial prolongou o registo vitorioso nestas circunstâncias (são agora 157 vitórias e apenas uma derrota) e também chegou aos 50 triunfos no quadro principal masculino do Australian Open, um registo apenas alcançado por Stefan Edberg (56), Rafael Nadal (77 após o triunfo na primeira ronda), Novak Djokovic (82 antes de se estrear nesta edição) e Roger Federer (102).

Berretti serviu mais ases (31-10) e celebrou mais winners (72-40), mas demorou a tirar proveito do “saque” e da sua potente direita para vencer a maioria das trocas de bolas curtas. Quando passou a fazê-lo, já Murray liderava confortavelmente por dois sets a zero e parecia, inclusive, encaminhado para um triunfo em três partidas, mas ainda houve tempo para o italiano dar contornos épicos ao encontro.

A subida de rendimento nas duas melhores pancadas ajudou o semifinalista do último ano a ter uma palavra a dizer, só que no final falaram mais alto os nervos de aço e a determinação do britânico.

Apurado para a segunda ronda, Andy Murray terá pela frente o vencedor do encontro entre o australiano Thanasi Kokkinakis e o italiano Fabio Fognini. A jornada desta terça-feira esteve interrompida durante várias horas nos courts exteriores devido à política de calor extremo do torneio.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share