Lehecka prolonga sonho em Melbourne e soma maior triunfo da carreira rumo aos ‘quartos’

Jiri Lehecka (71.º) nunca antes tinha somado qualquer vitória em quadros principais de torneios do Grand Slam. Agora, é uma das mais salientes revelações do Australian Open e o seu percurso fabuloso somou este domingo mais um capítulo digno de registo: o jovem talento checo viveu o dia mais brilhante da carreira ao bater o sexto pré-designado Felix Auger-Aliassime (7.º) por 4-6, 6-3, 7-6 (2) e 7-6 (3) e tem o passaporte carimbado para uns inéditos quartos de final.

O jogador de Montreal conseguiu afirmar-se logo nos primeiros momentos de disputa e foi com um único break rubricado que se conseguiu defender na liderança num parcial sem mais chances para ambos os lados. Todavia, não teve o fôlego compulsório para saber gerir a vantagem e a ‘cambalhota’ no marcador estava ao virar da esquina.

Parecendo encontrar o antídoto necessário para iniciar a metamorfose no panorama, Lehecka prevaleceu pela margem mínima num segundo set em que as oportunidades de break foram escassas e a consistência nos dois seguintes conduziu a decisão a dois tira teimas: o underdog sorriu em ambos deles para protagonizar uma das maiores surpresas da semana.

Somada a primeira vitória da carreira sobre jogadores do top 10 mundial, Jiri Lehecka pretende aperfeiçoar ainda mais uma jornada brilhante e centra o foco num ainda mais admirável apuramento para as meias-finais: para isso, terá de deixar para trás o vencedor do embate entre Stefanos Tsitsipas (4.º) e Jannik Sinner (16.º).

Dentro de menos de duas semanas, Lehecka fará parte da comitiva checa que se desloca ao Complexo Municipal de Ténis da Maia e promete complicar as contas de Portugal numa eliminatória da Taça Davis que poderá ditar uma inédita presença lusa na fase final da competição centenária.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share