Rybakina vence duelo de campeãs do Grand Slam e afasta Swiatek no Australian Open

Elena Rybakina, a campeã em título de Wimbledon, surpreendeu Iga Swiatek, a campeã em título de Roland-Garros e do US Open e número um mundial, e apurou-se pela primeira vez na carreira para os quartos de final do Australian Open.

Na estreia em grandes palcos em Melbourne Park, depois de jogar as três primeiras rondas em courts secundários que lhe valeram algumas críticas aos responsáveis, a cazaque pisou pela primeira vez a Rod Laver Arena e lá celebrou a vitória a melhor vitória da carreira, ao superar a polaca por 6-4 e 6-4.

Com um ténis muito potente, Rybakina foi rápido a demonstrar ao que ia. A cazaque foi a primeira a quebrar e ainda sofreu o contra-break, mas ao sétimo jogo voltou a pressionar o serviço de Swiatek com respostas profundas e retomou a liderança com um winner de esquerda. Os quatro ases com que fechou o parcial reforçaram a qualidade da pancada de serviço (venceu 79% dos pontos com o primeiro “saque”, contra apenas 63% por parte da polaca).

A segunda partida começou com uma reação de Swiatek, que venceu os três primeiros jogos e ameaçou uma recuperação. No entanto, foi Rybakina quem tomou a iniciativa a partir daí, com um ténis mais ofensivo a obrigar a número um mundial a ter pressa nos jogos de serviço, levando-a a cometer demasiados erros, e a baixar a qualidade da reposta — uma das suas maiores armas.

Apurada para os quartos de final do Australian Open pela primeira vez na carreira, Elena Rybakina subiu provisioriamente ao 16.º lugar do ranking (o título em Wimbledon não lhe deu pontos).

Para a jogadora do Cazaquistão segue-se mais um duelo com uma campeã de um torneio do Grand Slam, a letã Jelena Ostapenko, que surpreendeu Coco Gauff.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share