Empresa de Piqué exige indemnização à ITF perante o Tribunal Arbitral do Desporto

O divórcio entre a Taça Davis da Federação Internacional de Ténis e a Kosmos de Gerard Piqué não teve um final feliz e será resolvido nos tribunais. Se há dois dias se soube que a ITF prepara uma ação judicial, esta quarta-feira veio a público a intenção da empresa do ex-futebolista em dar início a um pedido de indemnização milionária junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).

De acordo com a MARCA, a Kosmos já terá dado entrada a um pedido de indemnização “de milhões” junto do TAD devido à “rutura injustificada” do contrato de 25 anos assinado entre as duas partes, bem como pelos danos que a decisão da ITF terá causado à empresa privada.

Quanto à ITF, o órgão que tutela o ténis mundial pretende ser indeminizado por considerar que existiu uma violação unilateral do contrato que as duas partes anunciaram em 2018, adiantou o Sport na segunda-feira.

O acordo multimilionário entre a ITF e a Kosmos pressupunha um investimento de 3 mil milhões de dólares por parte da empresa detida por Piqué na Taça Davis e incluía um pagamento anual de 40 milhões de dólares à ITF, bem como um total de 10 milhões de dólares às equipas participantes.

Terá sido após uma tentativa falhada de negociação da redução desse montante que a empresa, detida pelo ex-futebolista do Barcelona, optou por abandonar o barco. E foi essa decisão que levou os responsáveis da ITF, liderada pelo norte-americano David Haggerty, a optarem pela ida a tribunal.

O anúncio da rutura entre as duas partes foi feito a menos de um mês da primeira fase da competição, que contará com a participação de Portugal (a 4 e 5 de fevereiro na Maia, contra a República Checa) e que poderá, aliás, ser histórica para a equipa das quinas, que procurará o primeiro apuramento da sua história para a fase final da competição.

No comunicado, a ITF garantiu ter reunidas as condições para levar a cabo a edição de 2023 tal como previsto. Ou seja, com as Davis Cup Qualifiers já em fevereiro e as Davis Cup Finals divididas entre setembro (fase de grupos) e novembro (com os quartos de final, meias-finais e final numa só cidade). No entanto, espera-se que a rutura com a Kosmos leve a algumas reformulações do formato a partir de 2024.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share