Aryna Sabalenka estreia-se em finais do Grand Slam e discute título do Australian Open

Aryna Sabalenka (5.ª) já por três ocasiões tinha ficado às portas de disputar a final de torneios do Grand Slam, mas esta quinta-feira foi mais longe a garantiu a estreia no dia de atribuição do título de campeã. A bielorrussa resolveu as contas com Magda Linette (45.ª) em pouco mais de hora e meia e foram os díspares parciais de 7-6 (1) e 6-2 a carimbaram-lhe o passaporte para a final do Australian Open.

A menos cotada das jogadoras conseguiu desde cedo causar dores de cabeça à adversária e após um break entregue a cada lado a igualdade manteve-se inalterável. E foi apenas no tie-break que Sabalenka se conseguiu soltar das amarras para se evidenciar ao segundo set point.

O ascendente da bielorrussa foi claro e à falta de soluções apresentadas por Linette aproveitou o momento para trilhar o caminho para a vitória sem recurso a trabalhos extra. Desta feita, a missão viu-se menos atribulada e duas quebras de serviço assinadas colocaram-na a meio caminho da final. Sabalenka ainda vacilou (e bastante) nos momentos finais da partida, mas após vários deslizes acabou por alcançar o êxito, apenas ao quarto match point.

A jogadora de Minsk tem uma oportunidade de ouro para inserir o nome na grelha de campeãs do Grand Slam. Para isso, tem no próximo sábado de suplantar a cazaque Elena Rybakina (25.ª), que lhe negou o sonho de uma final 100% bielorrussa ao assumir-se como ‘carrasco’ de Victoria Azarenka.

Três foram as vezes que Sabalenka e Rybakina se defrontaram anteriormente e o registo sorri em pleno à jogadora mais credenciada. Ainda que a segunda já saiba o que é vencer torneios do Grand Slam (fê-lo em Wimbledon, há seis meses), a primeira domina no confronto entre ambas (3-0).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share