Rui Machado antevê eliminatória: “Vamos tentar aproveitar a oportunidade de fazer história”

MAIA – Em contagem decrescente para uma eliminatória da Taça Davis que pode ser histórica para as cores nacionais, Rui Machado discursou sobre as aspirações de colocar Portugal pela primeira vez na fase final da prova centenária. O capitão do contingente das quinas vincou o grau de exigência esperado no embate frente à República Checa, mas assegurou que só o êxito está dentro da mira.

Numa primeira abordagem ao conjunto visitante, deixou uma nota sobre Jiri Lehecka – uma das principais revelações do Australian Open: “É uma excelente equipa. Conhecemo-los muito bem. O número um teve um resultado muito bom nas últimas semanas, por isso esperamos que jogue muito bem. Esperamos uma eliminatória muito difícil, mas jogamos em casa, com o nosso público, o nosso court, as nossas bolas, por isso acho que também temos boas hipóteses.”

Com confiança plena em João Sousa, explicou o privilégio de poder contar sempre com o seu contributo: “É o nosso melhor de sempre, por isso sabemos que pode jogar muito bem. Fez isso na última eliminatória e esperamos que ajude a equipa como sempre ao longo dos 15 anos em que jogou. Esteve sempre pronto para jogar por Portugal e isto é muito importante para nós como país e federação, ter o nosso melhor de sempre sempre pronto para jogar a Taça Davis.”

No entanto, o algarvio salientou que todos os elementos são essenciais ao sucesso do conjunto: “Sentimos que todos são importantes, ainda não decidi quem vai jogar no sábado, mas estou confortável em escolher qualquer um porque sei que estão comprometidos com esta eliminatória, vão lutar até ao fim, todos eles de certeza.”

Numa eliminatória novamente disputada em solo luso naquele que é o regresso ao Complexo Municipal de Ténis da Maia, Machado assegurou que esse pode ser um tópico preponderante: “O fator casa tem sido muito importante e queremos acreditar que isso nos vai ajudar porque acreditamos também muito nas nossas capacidades. Temos nível para ganhar qualquer encontro. Não tenho dúvidas. Agora o que vai acontecer não sei, mas estamos a preparar da melhor maneira, as coisas estão a correr tanto bem, é esperar para ver e vamos à luta.”

E porque o sonho de um apuramento inédito para a Davis Cup Finals está à beira de se concretizar, Rui Machado recordou as três hipóteses perdidas anteriormente com a esperança que desta feita o desfecho seja outro: “Vamos tentar aproveitar esta oportunidade de fazer história, de certa forma já merecíamos. Há um sentimento geral de que vamos aproveitar isto. E todos estão a dar o seu melhor. Sente-se isso, que estamos todos cá para o que for necessário e com essa ambição, mas também não vale a pena estar a pôr isso em cima da mesa todos os dias porque já não é preciso, já está lá em tudo.”

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share