Estados Unidos da América são o primeiro país a chegar à fase final da Taça Davis

Os Estados Unidos da América tornaram-se, este sábado, no primeiro país a vencer uma das 12 eliminatórias das Davis Cup Qualifiers e apuraram-se, de forma autoritária, para a fase final da Taça Davis, que acontecerá na semana de 11 de setembro.

Claro favorito à vitória, o conjunto norte-americano viajou até Tashkent, no Uzbequistão, e resolveu a questão logo no par, com Austin Krajicek e Rajeev Ram a derrotarem Sanjar Fayziev e Sergey Fomin por 6-2 e 6-4.

Este foi o primeiro encontro da jornada de sábado, mas antes, na sexta-feira, os Estados Unidos da América já tinham ganho vantagem graças aos triunfos de Mackenzie McDonald (6-4 e 6-1 contra Fomin)) e Tommy Paul (6-1 e 7-6[6] sobre Khumoyun Sultanov).

Assim, os EUA tornaram-se no primeiro país a vencer uma das 12 eliminatórias mais importantes que acontecem este fim de semana (uma delas coloca frente a frente Portugal e República Checa na Maia) e qualificaram-se para a fase final da Taça Davis, as Davis Cup Finals, que acontecerá na semana de 11 de setembro em quatro localizações a anunciar, com um total de 16 equipas.

O Canadá (campeão), a Austrália (vice-campeã), a Itália e a Espanha (wild cards) são os outros países já confirmados na fase final da competição.

Esta eliminatória assinalou o início de uma nova fase para a equipa norte-americana, que no início de 2023 disse adeus ao capitão Mardy Fish na sequência de uma prestação desapontante nas Davis Cup Finals de 2022 que deu que falar pela ausência de Rajeev Ram, então número um mundial de pares e recém vencedor do US Open e do ATP Finals, da convocatória.

Na altura, Ram recorreu ao Twitter para perguntar “como está a correr o vosso dia de ação de graças” apenas alguns minutos depois dos EUA, com Jack Sock e Tommy Paul, terem perdido um par decisivo frente à Itália nos quartos de final da competição.

Entretanto, para além do anúncio da saída de Fish, a United States Tennis Association (USTA) anunciou a convocatória para esta eliminatória ainda antes de dar a conhecer que seria David Nainkin, responsável pelo programa de desenvolvimento nacional, a assumir o papel de capitão interino frente ao Uzbequistão.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share