Carlos Alcaraz inicia ataque ao título no Rio de Janeiro com vitória em dois atos

O sucesso de Carlos Alcaraz na estreia no ATP 500 de Rio de Janeiro esteve à beira de se consumar na jornada anterior, mas o dilúvio que atingiu a região atrapalhou-lhe as contas: o espanhol viu negados os planos de regressar à Cidade Maravilhosa com um triunfo pouco atribulado e só nesta quarta-feira pôde completar as contas.

À procura de revalidar o estatuto de campeão um ano depois de lá ter somado o primeiro título da terceira categoria mais elevada do circuito principal, o jovem talento de Múrcia ainda foi posto à prova pelo convidado da casa Mateus Alves (556.º), e só ao fim de quase duas horas dentro de court é que conseguiu fixar a vitória nos equilibrados parciais de 6-4 e 6-4.

A fase madrugadora da contenda esteve longe de corresponder ao expectado e uma entrada apática de Alcaraz fê-lo perder o primeiro jogo de serviço (onde nem sequer pontuou). Mas o contratempo longe estava de se tornar um susto e já numa etapa mais intermédia o europeu conseguiu dar a volta aos acontecimentos para colocar o encontro a seu favor.

Nenhum dos jogadores conseguiu violar a impenetrabilidade nos primeiros jogos de serviço do segundo parcial e só mais tarde Alcaraz se evidenciou: assinou duas quebras, sofreu uma pelo meio, e quando se aproximava da consumação o aparecimento da chuva alterou os planos. A estrela do país vizinho liderava por 5-3 quando a ação se suspendeu no Jockey Club Brasileiro e só na noite desta quarta-feira conseguiu assegurar o apuramento.

Carlos Alcaraz, que vinha embalado pela extemporânea semana de estreia em 2023 com a conquista do título em Buenos Aires, dá o primeiro passo na corrida pela defesa do título de uma prova onde agora defende o estatuto de principal favorito e o acesso aos quartos de final só poderá ser barrado pelo italiano Fabio Fognini (86.º), adversário que venceu no único anterior duelo entre ambos – precisamente no Rio de Janeiro, para carimbar o apuramento para a transata final.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share