Norrie estraga os planos de revalidação a Alcaraz e conquista título no Rio de Janeiro

A missão de Carlos Alcaraz (2.º) de revalidar o título de campeão do ATP 500 do Rio de Janeiro parecia cada vez mais próxima de se concretizar, mas os alarmes soaram e foram os problemas físicos a inverterem por completo o cenário do encontro. À boleia das mazelas que limitaram severamente o espanhol, Cameron Norrie (13.ª) cumpriu a sua parte do ofício e aproveitou as adversidades do adversário para celebrar o título de campeão na Cidade Maravilhosa.

O britânico, que pouco parecia poder fazer para atrapalhar os planos de Alcaraz depois de um primeiro parcial resolvido in extremis, ganhou espaço no encontro a partir do momento em que as dores na coxa passaram a importunar o adversário. Foi a partir da metade do segundo set que começou a registar o ascendente que o conduziu à ‘cambalhota’, para ao fim de quase três horas encerrar uma final muito singular, por 5-7, 6-4 e 7-5.

Nenhum dos lados conseguiu violar a igualdade que resistiu ao desenrolar da primeira partida e foi apenas às portas do tie-break que Alcaraz passou a assumir-se como protagonista. O arranque do segundo set também colaborou com as suas pretensões e um break madrugador vincou ainda mais um caminho para a revalidação do título. Mas o conto de fadas tinha um perigo à esquina e a partir do 7-5 e 3-0 o jovem de Murcia não voltou a ser o mesmo.

Assistido à coxa doravante enfaixada, Alcaraz ainda batalhou contra as adversidades físicas mas Norrie foi intransigente. Inverteu o segundo parcial de forma relativamente autoritária, mas logo de seguida o leme parecia voltar a escapar-lhe. O jogador mais cotado reuniu esforços suficientes para reconquistar o comando do encontro, mas o inglês reagiu sem grandes demoras.

A deterioração do estado físico de Alcaraz era cada vez mais notória e nem os improvisados serviços realizados por baixo lhe concederam uma nova janela de oportunidade. Norrie fez o que estava ao seu alcance e eliminou as esperanças que ainda restavam ao primeiro pré-designado para celebrar o regresso aos títulos.

Cameron Norrie, que soma a segunda vitória da temporada frente a um número dois do ranking mundial – depois de em janeiro ter surpreendido Rafael Nadal na United Cup -, junta-se à grelha de vencedores da nova temporada e risca da lista a meta da desforra diante de Carlos Alcaraz, precisamente uma semana depois de este lhe ter negado o título de campeão em Buenos Aires.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share