Borges ultrapassa Marques: “Tornou-se numa referência para todos e é mais um momento para lhe agradecer”

Nuno Borges conquistou o título mais importante da carreira no Challenger 125 de Monterrey, no México, e dessa forma garantiu o regresso ao top 100 do ranking ATP, mas não só: o maiato estabeleceu um novo máximo pessoal (85.º) e ainda ultrapassou o melhor registo de Nuno Marques (86.º), que em 1991 se tornou no primeiro tenista português a chegar ao top 100 mundial.

Para além da análise à final — que venceu por 6-4 e 7-6(6) contra Borna Gojo — e à conquista do título, o tenista português também falou com o Raquetc sobre a ascensão que o tornou no quinto melhor português da história no ranking ATP: “Passar o ranking do Nuno Marques é também mais uma vez lembrarmo-nos do que ele fez na altura. Foi sempre uma referência para todos os portugueses que desde aí conseguiram quebrar essa barreira [top 100].”

“Ele foi o primeiro a desbloqueá-la e este é mais um momento para lhe agradecer a maneira como elevou a bandeira de Portugal”, acrescentou Borges, que passou a ser o quinto homem português da história com melhor ranking de singulares.

Depois de entrar pela primeira vez no top 100 a 1 de abril de 1991, Nuno Marques alcançou o melhor registo da carreira (o referido 86.º lugar) a 25 de setembro de 1995. Superada essa marca, Nuno Borges já só tem à sua frente Frederico Gil (62.º em abril de 2011), Rui Machado (59.º em outubro de 2011), Gastão Elias (57.º em outubro de 2016) e João Sousa (28.º em maio de 2016), os últimos dois tal como ele ainda no ativo.

Para além dos referidos, também Pedro Sousa (99.º em fevereiro de 2019) chegou ao top 100 de singulares, mas esse registo já tinha sido ultrapassado por Borges na reta final de 2022. A lista de jogadores portugueses que alcançaram o top 100 de uma hierarquia mundial individual fica completa com o nome de Michelle Larcher de Brito, até hoje a única mulher a posicionar-se entre essa elite no circuito WTA (foi 76.ª em julho de 2009).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share