Alex de Minaur ergue em Acapulco o troféu mais importante da carreira

O australiano Alex de Minaur conquistou, na madrugada deste domingo, o maior título da carreira ao sagrar-se campeão do ATP 500 de Acapulco, no México.

Pela segunda noite consecutiva, o número 22 mundial viu-se obrigado a recuperar da desvantagem de um set para triunfar, desta vez ao operar uma reviravolta com os parciais de 3-6, 6-4 e 6-1 contra o norte-americano Tommy Paul menos de 24 horas depois de ambos terem vencido meias-finais com contornos épicos.

Apesar de ter vencido Holger Rune já perto das 3 horas da manhã na jornada anterior, o australiano apresentou-se suficientemente fresco para dar a volta a Paul, que derrotara Taylor Fritz em 3h25 naquele que se tornou o encontro mais longo dos 30 anos de história do torneio mexicano.

A reviravolta na final começou a ser desenhada ao quinto jogo da segunda partida, quando de Minaur “escapou” a um 0-30 e conseguiu resgatar esse jogo de serviço para fazer o 3-2. Com cada vez mais iniciativa nas trocas de bolas, o australiano quebrou pela primeira vez logo a seguir, mas Paul ainda respondeu e obrigou-o a nova investida para assumir o controlo.

Mentalmente na frente, o australiano de 24 anos teve como momento decisivo a seu favor o longo jogo inaugural da quinta partida, no qual salvou nada mais, nada menos do que cinco pontos de break. A partir daí, a final decorreu a seu favor e rapidamente se percebeu que o título já não lhe escaparia.

Campeão em Acapulco, Alex de Minaur conquistou pela sétima vez na carreira um torneio no circuito principal, mas primeira em provas da categoria ATP 500. Segundo australiano a vencer na localidade mexicana (Nick Kyrgios fez a festa em 2019), o tenista de Sydney também assegurou o regresso ao top 20 ao escalar quatro posições até ao 18.º lugar, muito perto da melhor classificação de carreira (15.º) alcançada em junho de 2021.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share