Estreantes Maria Garcia e Angelina Voloshchuk entre as convocadas para a Billie Jean King Cup no Jamor

Maria Garcia e Angelina Voloshchuk foram convocadas pela primeira vez e vão representar Portugal no Grupo II da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup (antiga Fed Cup) que a Federação Portuguesa de Ténis vai organizar nos courts de terra batida do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras, entre 10 e 15 de abril.

O anúncio foi feito pela Federação Portuguesa de Ténis no website oficial, onde a entidade deu conta da convocatória completa da selecionadora Neuza Silva: para além das duas estreantes, também Francisca Jorge, Matilde Jorge e Inês Murta (as três melhores jogadoras lusas da atualidade) representarão Portugal.

Para Francisca Jorge (298.ª classificada no ranking WTA), que é a melhor tenista portuguesa da atualidade, esta foi a sexta nomeação. A tenista vimaranense de 22 anos já disputou 18 eliminatórias, com saldos de 8-7 em encontros de singulares e 3-8 em encontros de pares.

A irmã mais nova, Matilde Jorge (627.ª), foi chamada pela terceira ocasião. A jovem de 18 anos esteve sem seis eliminatórias, e contabiliza saldos de 3-1 em singulares e 4-1 em pares.

Inês Murta (663.ª) é a terceira melhor portuguesa da atualidade no ranking WTA, mas entre todas é quem reúne mais presenças ao serviço da equipa portuguesa: convocada pela oitava vez, esteve em 12 eliminatórias e disputou um total de 13 encontros, com registos de 1-5 em singulares e 2-5 em pares.

Em relação às jovens estreantes, Maria Garcia (16 anos) foi campeã nacional de sub 16 em 2021 e vice-campeã nacional de sub 16 e sub 18 em 2022, tendo entrado no ranking WTA pela primeira vez durante o mês de fevereiro. Angelina Voloshchuk ainda tem 15 anos, e depois de ter sido vice-campeã nacional de sub 14 em 2020 venceu a competição em 2021. Em 2022 tornou-se campeã nacional de sub 16.

Tal como Portugal, também irão a jogo no Grupo II da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup outros 11 países: a Grécia (que pode chamar Maria Sakkari), a Estónia (que pode ter Kaia Kanepi e Anett Kontaveit), a Argélia, a Bósnia e Herzegovina, a Geórgia, a Irlanda, Israel, o Kosovo, a Lituânia, Malta e a África do Sul.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share