Nuno Borges deslumbra em Phoenix e conquista título mais importante da carreira

Nuno Borges (80.º) levou até ao extremo o percurso de sonho no poderoso Challenger 175 de Phoenix e escreveu na noite deste domingo a página mais dourada da carreira. O número um nacional completou a missão para conquistar o título mais importante do seu historial e assegurou a estreia no lote dos 70 melhores jogadores do mundo.

Para alcançar a glória no Arizona, o maiato de 26 anos precisou de reagir a um primeiro parcial perdido diante do russo Alexander Shevchenko (132.º), e foi com distinção que o fez. Numa segunda metade de partida de sentido único, o português dominou em todos os capítulos do encontro para celebrar a vitória mais especial da carreira por 4-6, 6-2 e 6-1, ao cabo de cerca de hora e meia.

O encontro não poderia ter começado de pior forma para Nuno Borges e um deslize logo na fase madrugadora colocou-o em desvantagem com uma quebra no seu primeiro jogo de serviço. Dispondo ainda de uma única chance de restaurar a igualdade, o jogador luso não a aproveitou e guardou o melhor para depois.

Ambos os lados mantiveram a constância nos primeiros jogos de serviço do segundo set, mas o português descobriu o antídoto para iniciar o processo de reviravolta e dois breaks assinados de forma consecutiva fizeram-lhe renascer as esperanças e eliminar o fosso que o separava de Shevchenko, que não teve nas mãos qualquer oportunidade de quebra.

Embalado pelos quatro jogos vencidos de forma seguida, Borges transportou o ascendente para o derradeiro parcial e perante um russo já sem argumentos para discutir o desfecho do encontro cumpriu em pleno a tarefa. O jogador nacional até chegou a ter a hipótese de concluir a contenda com um corretivo, mas a oportunidade escapou-lhe para pouco depois fazer a festa ao segundo match point.

A formidável passagem de Nuno Borges pelo estado do Arizona traz repercussões muito positivas para o número um português, que adiciona o quarto título do registo no ATP Challenger Tour. Esta, que é a conquista mais brilhante para o jogador da Maia, vai-lhe permitir escalar mais posições dentro do top 100 mundial rumo a um novo máximo: vai fixar-se já esta segunda-feira na 68.ª posição ATP.

O vídeo do match point:

Total
0
Shares
1 comentário
  1. Grande vitoria. Está na altura de fazer os melhores torneios. Aí vai adquirir a motivação que necessita. Joga ainda melhor quando é mais dificil! Ainda vai a tempo de poder atingir os excelentes níveis que o João Sousa atingiu. Não podemos esquecer que inicia o circuito profissional a serio só após ter concluido os estudos universitarios nos EUA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share