Gastão Elias vence braço de ferro com final épico e chega aos quartos de final em Girona

Gastão Elias (atual 222.º classificado no ranking ATP) precisou de algum tempo para engrenar, mas conseguiu finalmente fazê-lo e esta quinta-feira carimbou o apuramento para os quartos de final de um torneio Challenger pela terceira vez consecutiva — desta vez na terra batida de Girona, em Espanha.

Dois dias depois de ter celebrado a primeira vitória do ano em terra batida, o tenista português de 32 anos voltou a vencer graças aos parciais de 4-6, 6-2 e 7-6(8) sobre o italiano Raul Brancaccio, quinto cabeça de série e 136.º classificado na hierarquia mundial.

Para passar pelo tenista transalpino, Elias teve de resistir a um braço de ferro que incluiu uma reta final de encontro imprópria para cardíacos: depois de ter liderado por 3-0, o jogador da Lourinhã deixou escapar três jogos consecutivos (3-3) e mais tarde foi quebrado num momento proibido que colocou Brancaccio a liderar por 6-5, só que conseguiu recuperar a tempo de forçar um tie-break. O tira-teimas manteve o mote do parcial e obrigou o português a anular dois match points para poder celebrar o triunfo.

A precisar de pontos que lhe permitam amortizar ou mesmo anular a queda no ranking derivada dos dois títulos Challenger que conquistou há um ano em Oeiras, Gastão Elias já deu dois passos importantes em Girona para igualar as campanhas recentes em Waco, nos Estados Unidos da América, e Puerto Vallarta, no México — ambas em piso rápido.

Para ir um passo mais longe, o ex-top 60 ATP poderá ter de passar por Jaume Munar (66.º), segundo cabeça de série, caso o espanhol confirme o favoritismo sobre o romeno Nicholas David Ionel (230.º).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share