Portugal 1-0 Geórgia: Inês Murta volta às vitórias e coloca seleção feminina a um ponto da promoção

Beatriz Ruivo/Federação Portuguesa de Ténis

OEIRASInês Murta (685.ª classificada no ranking WTA) assinou este sábado a terceira vitória em quatro encontros de singulares ao serviço da seleção nacional feminina e conquistou o primeiro de dois pontos necessários para Portugal garantir, frente à Geórgia, a promoção no Grupo II da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup que a Federação Portuguesa de Ténis organiza no Complexo de Ténis do Jamor.

De regresso às opções da capitã Neuza Silva para um encontro de singulares (disputou os três primeiros e foi “substituída” por Matilde Jorge no quarto, já com a presença da seleção no play-off assegurada), a algarvia de 25 anos voltou a exibir-se a um nível alto e superou Sofia Shapatava (494.ª) em duas partidas, por 6-3 e 7-6(5).

Resolvido em 1h44, o encontro podia ter sorrido mais cedo a Murta, que chegou a liderar por 5-3 e serviu para a vitória a 5-4 e 6-5. Com um leque de soluções superior à adversária e sempre com mais iniciativa, a número três nacional sentiu o momento na hora de fechar o duelo com o serviço, mas recompôs-se no tie-break.

Com a vitória de Inês Murta, Portugal conquistou o primeiro ponto da eliminatória com a Geórgia e ficou a um triunfo de assegurar o apuramento para o Grupo I em 2024 — feito que pode ser selado por Francisca Jorge (314.ª WTA) no próximo encontro de singulares, contra Ekaterine Gorgodze (295.ª).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share