João Sousa eliminado na primeira ronda do Oeiras Open 125

OEIRAS — O português João Sousa (157.º classificado no ranking ATP) não conseguiu ser feliz no regresso a torneios do ATP Challenger Tour em solo nacional pela primeira vez desde 2013 e foi eliminado na ronda inaugural do quadro principal de singulares do Oeiras Open 125.

Estrela maior da comitiva lusa presente no maior torneio deste circuito organizado em Portugal, o tenista de Guimarães ficou muito aquém do nível que apresentou no Millennium Estoril Open e cedeu pelos parciais de 6-1 e 6-3 para o canadiano Steven Diez (269.º) — um jogador contra o qual se sentiu quase sempre superior “nas centenas de vezes” em que treinaram juntos na BTT Tennis Academy, em Barcelona, como revelou mais tarde na conferência de imprensa em que deixou o futuro em aberto.

Muito “apagado”, Sousa cedeu os primeiros cinco jogos do encontro e foi sempre o jogador em apuros. Incapaz de causar dificuldades ao canadiano quer no serviço, quer na resposta (só dispôs de um ponto de break em todo o duelo), esteve apenas 70 minutos no Court Central do Jamor, do qual saiu cabisbaixo.

O Oeiras Open 125 foi o primeiro Challenger que João Sousa disputou em Portugal desde a semana de glória em Guimarães em julho de 2013 que o embalou para as primeiras grandes campanhas da carreira no circuito principal — meses depois venceu o ATP 250 de Kuala Lumpur. E chegava numa altura crucial para o tenista de 34 anos, que dentro de algumas semanas terá a defender 150 pontos relativos à final no ATP 250 de Genebra em 2022.

De Oeiras, o pupilo de Frederico Marques poderá rumar até Madrid caso entre no qualifying do ATP Masters 1000 espanhol, mas nem com esse cenário o seu voo está assegurado: em conferência de imprensa na ressaca da derrota, João Sousa deu a entender que precisa de tempo para analisar o momento que atravessa e tomar decisões“Estou habituado a jogar a um nível e sou consciente do que é preciso para estar lá em cima, mas não o tenho conseguido fazer e se não conseguir durante muitos mais meses terei de ponderar algumas situações.”

Última atualização às 18h39.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share