Portugal com “ambição” e um estreante no regresso do Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas

A seleção nacional portuguesa está “preparada e motivada” para abordar no papel de anfitriã o BNP Paribas World Team Cup — Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas, equivalente à Taça Davis e à Billie Jean King Cup (antiga Fed Cup). Com organização da Federação Portuguesa de Ténis e da Premier Sports na Vilamoura Tennis & Padel Academy entre os dias 1 e 7 de maio, esta é a primeira vez desde 1991 que a fase final do torneio acontece duas vezes consecutivas no mesmo país.

Constituído por quatro categorias — masculinos, femininos, quad e juniores —, o Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas reunirá em Portugal um total de 42 equipas de 23 países que ficarão a conhecer o sorteio na tarde de domingo, após a tradicional reunião de capitães.

Na condição de equipa organizadora, a seleção nacional portuguesa recebeu um wild card para disputar a fase final. Com Joaquim Nunes como capitão, Portugal estará representado no torneio masculino por Carlos Leitão, Jean Paul Melo, João Couceiro e o estreante José Sousa.

“O sorteio está marcado para domingo e sabemos que ficaremos num grupo com mais três equipas. Todos os países serão adversários difíceis, mas com a nossa capacidade de luta e empenho vamos dar o nosso melhor e jogar no limite”, prometeu o selecionador nacional depois do treino de preparação deste sábado.

“O nosso trajeto de preparação foi feito de provas do calendário nacional e atividades específicas para o grupo da seleção que nos deixaram em condições de dar o melhor neste Campeonato do Mundo”, acrescentou Joaquim Nunes, que partilhou um dos grandes objetivos de Portugal para esta edição: “Queremos mostrar aquilo de que somos capazes e dar a oportunidade a todos os que estejam em casa de verem que o ténis oferece esta possibilidade de prática desportiva a todos os que o queiram fazer. Só têm de procurar um clube e começar a treinar.”

Equipas

Quadro masculino (Open): Japão, Grã-Bretanha, Países Baixos, Espanha, França, Israel, Estados Unidos da América, Polónia, Brasil, Malásia, Sri Lanka, África do Sul, Marrocos, Argentina, Chile, Portugal

Quadro feminino (Open): Países Baixos, Japão, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Suíça, Estados Unidos da América, Brasil, China e Chile

Quadro de quads: Países Baixos, Brasil, Japão, Estados Unidos da América, Israel, Turquia, Tailândia e África do Sul

Quadro de juniores (misto): Austrália, Grã-Bretanha, Países Baixos, Argentina, Brasil, Bélgica, Estados Unidos da América e França

Formato

Todos os confrontos são compostos por dois encontros de singulares e um encontro de pares.

Quadro masculino: fase de grupos com quatro grupos de quatro equipas, dos quais os vencedores se apuram para as meias-finais (Grupo 1 vs. Grupo 4, Grupo 2 vs. Grupo 3). Os segundos, terceiros e quartos classificados defrontam-se, na mesma lógica, na discussão pelas posições 5-8, 9-12 e 13-16, respetivamente.

Quadro feminino: semelhante ao torneio masculino, mas com quatro grupos de três equipas e, por isso, 12 posições em jogo.

Quadro quads: fase de grupos com dois grupos de quatro equipas, dos quais os melhores classificados seguem para as meias-finais (1.º lugar Grupo 1 vs. 2.º lugar Grupo 2, 2.º lugar Grupo 1 vs. 1.º lugar Grupo 2). Os vencedores encontram-se na final, enquanto os derrotados jogam o encontro de atribuição dos terceiro e quarto lugares. Os terceiros e quartos classificados da fase de grupos enfrentam-se de forma cruzada na luta pelas posições 5-8, com os vencedores a discutirem os lugares 5-6 e os derrotados a lutarem pelas posições 7-8.

Quadro de juniores: semelhante à categoria quad.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share