Zhang prolonga conto de fadas em Madrid com feito histórico para o ténis chinês

A caminhada de sonho de Zhizhen Zhang (99.º) no ATP Masters 1000 de Madrid está a atingir proporções cada vez mais admiráveis. Depois de já ter deixado pelo caminho dois dos cabeças de série da prova, o chinês continua a deslumbrar e somou esta terça-feira a vitória mais especial da carreira – proeza que lhe permitiu alcançar um patamar nunca antes alcançado por compatriotas.

O jogador de Xangai voltou a provar o porquê de ser uma das maiores revelações da semana na terra batida madrilena. Depois de Denis Shapovalov e Cameron Norrie, desta feita foi Taylor Fritz o nome a riscar: num ato de mestria, Zhang salvou uma tarefa que quase se dava por perdida e ‘fintou’ uma montanha-russa em que precisou de anular três match points para no final assinar o triunfo em 3-6, 7-6 (5) e 7-6 (8).

Num primeiro parcial sem grande história, Fritz defendeu a sua posição de favorito para com uma de poucas chances passar para a frente dos acontecimentos. Também no segundo o rumo foi idêntico e o norte-americano conquistou uma importante vantagem que parecia alicerçar cada vez mais as aspirações à vitória.

Só que Zhang ativou o modo de super-herói e sem tremer nos momentos de maior tensão conseguiu restaurar a igualdade in extremis. O asiático fixou-se na liderança do terceiro parcial por breves instantes, tendo sido alcançado por Fritz, que numa nova ida a tie-break dispôs de três oportunidades de ouro. Mas o oriental manteve os nervos de aço para eliminar as hesitações à segunda hipótese.

Um dos protagonistas da jornada na Caja Magica, Zhizhen Zhang dá um passo nunca antes dado pelo ténis chinês e torna-se o primeiro do seu país a alcançar os quartos de final de um evento ATP Masters 1000. E porque o céu é o limite, será diante do russo Aslan Karatsev (121.º) que batalhará por voos ainda mais elevados.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share