Oeiras Open 4 no Jamor com um top 70 e sete portugueses a partir de domingo

Sara Falcão/FPT

Três semanas depois, o ATP Challenger Tour regressa ao Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras, onde a Federação Portuguesa de Ténis organiza, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, o Oeiras Open 4. O torneio desenrola-se entre os dias 14 e 20 de maio e conta com a participação de sete tenistas portugueses, quatro deles em ação já no domingo.

No quadro principal, a comitiva lusa é composta por três jogadores que receberam os wild cards à disposição da organização: Frederico Silva (215.º), Pedro Sousa (362.º) e João Domingues (460.º).

Duas semanas depois de ter disputado os primeiros quartos de final da temporada, Silva terá pela frente Aleksandar Vukic. Número 127 mundial, o australiano defende o estatuto de sexto cabeça de série e será um dos últimos jogadores a aterrar em Portugal, visto que no domingo ainda jogará a final de um Challenger de piso rápido em Busan, na Coreia do Sul.

Os adversários de Sousa e Domingues só serão conhecidos com a conclusão do qualifying. O lisboeta escolheu o Oeiras Open 4 como o último torneio da carreira, enquanto o oliveirense regressa ao Jamor depois de se ter reencontrado com os triunfos num torneio em Praga.

A estes três representantes lusos poderão juntar-se os quatro que, a partir das 10 horas de domingo, disputarão a primeira de duas rondas do qualifying: Jaime Faria (520.º) defronta o polaco Daniel Michalski (289.º), Henrique Rocha (551.º) desafia o libanês Benjamin Hassan (261.º), Daniel Rodrigues (637.º) mede forças com o cazaque Denis Yevseyev (296.º) e Pedro Araújo (817.º) enfrenta o croata Nino Serdarusic (305.º).

Gastão Elias (318.º) também tinha prevista a participação no Oeiras Open 4, mas voltou a sentir a lesão na perna que o afastou dos courts durante cerca de um mês e teve de abdicar da participação num palco onde venceu os últimos 15 encontros que disputou.

O Oeiras Open 4 tem como primeiro cabeça de série o argentino Pedro Cachin, atual número 68 mundial (chegou a ser 54 em novembro de 2022) que conhece a sensação de vencer no Jamor: foi este o palco onde, em abril de 2021, conquistou o segundo título da carreira em torneios do ATP Challenger Tour.

Na metade oposta ao sul-americano surge o francês Hugo Gaston. Atualmente na 110.ª posição, o jovem de 22 anos foi 58.º em julho de 2022, um ano depois de ter disputado a primeira final da carreira em torneios ATP (na terra batida de Gstaad). A terra batida é a sua superfície de eleição e nela chegou à quarta ronda de Roland-Garros em 2020, mas foi no piso rápido que registou a maior vitória da carreira até ao momento ao superar Carlos Alcaraz rumo aos quartos de final do ATP Masters 1000 de Paris-Bercy na reta final de 2021.

O Oeiras Open 4 é o quarto torneio do ATP Challenger Tour a acontecer em Portugal em 2023, um ano que começou com o Indoor Oeiras Open 1 e o Indoor Oeiras Open 2 no Complexo de Ténis do Jamor, mas em piso rápido coberto, e continuou, mais recentemente, com o Oeiras Open 125, já na terra batida ao ar livre do mesmo complexo

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share