Aleksandar Vukic prolonga registo de vitórias e alcança final do Oeiras Open

OEIRAS — Aleksandar Vukic (127.º) prevaleceu numa batalha de altos e baixos com o brasileiro Felipe Meligeni Alves (175.º) e ocupou a primeira vaga da final de singulares do Oeiras Open 4, ao vencer por 5-7, 6-4 e 6-4. O australiano, que vem embalado pela conquista de um título na Coreia do Sul, está a viver mais uma semana em grande e procura este sábado fazer o pleno no Complexo de Ténis do Jamor.

Foi logo nos primeiros momentos que ambos os lados tiveram nas mãos oportunidades de break, mas foi apenas numa fase mais adiantada que Meligeni Alves deu o passo em frente. Ainda que tenha sido por breves minutos que a liderança lhe pertencera – não tivesse Vukic restaurado a igualdade com uma quebra em branco -, o jogador de Campinas procedeu a tempo de negar a possibilidade de tie-break para se apropriar do primeiro parcial do encontro.

Sem tempo a perder, Vukic materializou logo a primeira chance de break e conseguiu gerir a fronteira ténue até se colocar numa posição de servir para vencer. Foi nessa etapa crucial que o atleta de Sydney estremeceu – depois de até ter tido um set point – e Meligeni Alves voltou a ganhar mais ponderação, mas o mais cotado reuniu esforços para voltar a efetivar o break e levar o veredito a terceiro parcial.

Uma entrada portentosa no terceiro set encarrilhou o brasileiro na rota para a vitória, só que ainda era cedo demais para celebrar. Porque do outro lado da rede Vukic continuava a rejeitar um eventual cansaço acumulado e, depois de recuperar a estabilidade e escapar de duas ameaças de Meligeni Alves, não vacilou à primeira oportunidade para agarrar a passagem para a final.

Com a vitória desta sexta-feira, Aleksandar Vukic garante uma entrada inédita para o top 100 mundial já na próxima segunda-feira, mas antes disso tem ainda uma derradeira missão para somar um terceiro título da carreira no ATP Challenger Tour (estreou-se a vencer em Bangalore (2022) e reforçou o registo no domingo passado, em Busan), naquela que será a sua nona final.

O primeiro protagonista da final de singulares agendada para este sábado já está definido e é da outra meia-final a disputar-se no Court Central do Complexo de Ténis do Jamor que será nomeado o outro finalista do Oeiras Open 4: ou o norte-americano Nicolas Moreno de Alboran (207.º), ou o argentino Facundo Diaz Acosta (13.º).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share