Francisco Cabral volta a vencer em pares e iguala melhor resultado português em Roland-Garros

António Borga

Francisco Cabral carimbou o apuramento para a terceira ronda do quadro de pares de Roland-Garros ao lado do brasileiro Rafael Matos e igualou o melhor resultado português no torneio do Grand Slam francês entre todas as variantes e quadros.

Por Gaspar Ribeiro Lança, em Roland-Garros

Três dias após a estreia vitoriosa no único ‘Major’ que lhe faltava disputar, o melhor tenista português da atualidade na variante de pares (ocupa o 57.º lugar no ranking ATP) voltou a ser feliz ao lado do novo parceiro e derrotou o australiano Max Purcell e o norte-americano Ben Shelton por 6-3 e 6-0.

A exibição desta sexta-feira foi a melhor de Cabral e Matos desde que iniciaram a parceria há cerca de um mês e ficou resolvida ao cabo de apenas 70 minutos.

Sem perderem jogos de serviço, o português e o brasileiro aproveitaram quatro das 10 ocasiões de break que criaram e alinharam 25 winners contra apenas 11 do australiano, campeão da última edição de Wimbledon com o compatriota Matthew Ebden, e o norte-americano, um dos mais talentosos da nova geração.

Assim, Francisco Cabral, que na terça-feira se tinha tornado no oitavo português a participar no quadro de pares masculinos de Roland-Garros, no quinto a disputar pelo menos uma vez todos os torneios do Grand Slam nesta variante e apenas no quarto a ultrapassar uma ronda em Paris, foi um passo mais longe e tornou-se apenas no segundo a alcançar a terceira ronda (nos pares equivalente aos oitavos de final), repetindo as campanhas de João Sousa em 2014 e 2018.

Os resultados desta semana já fazem do portuense de 26 anos um dos três portugueses que conseguiram vencer dois encontros entre todos os quadros e variantes do torneio profissional de Roland-Garros, pois para além de João Sousa nos pares masculinos apenas Michelle Larcher de Brito nos singulares femininos (em 2009) o tinha feito até agora.

Em busca de um lugar na história, Francisco Cabral tentará o inédito apuramento de um português para os quartos de final de Roland-Garros contra dois especialistas da variante: o croata Ivan Dodig e o norte-americano Austin Krajicek, respetivamente oitavo e quinto classificados do ranking e finalistas do torneio em 2022.

Última atualização às 16h42.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share